Sindipetro AM realiza Ato em Defesa da Vida

O Sindipetro Amazonas realizou, na manhã desta segunda-feira, 22, na entrada da Vila das Empreiteiras…













Sindipetro AM

 

O Sindipetro Amazonas realizou, na manhã desta segunda-feira, 22, na entrada da Vila das Empreiteiras na Refinaria de Manaus, Ato de Protesto em Defesa da Vida. A participação dos companheiros do turno D e Administrativo, incluindo trabalhadores terceirizados foi de suma importância para a mobilização, que também contou com a  presença do Diretores do SINTRACOMEC e do Vereador Jose Ricardo (PT-Am).O Sindicato AM destacou de forma negativa, a atitude de alguns “companheiros(as)”, por sinal, ferrenhos opositores do Sindicato, que  passam boa parte de seu tempo questionando “toda ordem de assuntos” nos corredores e até nas rotas, porém, no momento oportuno de demonstrar toda sua disposição para lutar por melhores  condições de Segurança e Trabalho, são os primeiros a furar o movimento e entrar para trabalhar, e pasmem! Esses “companheiros(as)” são os mesmos que, em passado recente, sentiram-se ofendidos, quando desmascarados em sua tentativa de enganar a categoria, foram chamados de pseudo-sindicalistas!

Nesta ocasião, o  Sindicato denunciou as diversas situações de risco que a categoria tem passado recentemente, em especial, o fato que os levou realizar uma mobilização, por causa de  um incêndio na bomba de carga da U2111, que processa petróleo do Urucu. Este incêndio mostrou, mais uma vez, que a categoria não pode aceitar a forma com que a administração atual trata a Unidade, pois além dos prejuízos que tal sinistro traz, uma vez que a unidade ainda encontra-se parada, estas ocorrências trazem danos psicológicos aos trabalhadores, o que também pode gerar acidentes maiores, inclusive enlutando famílias.

Recentemente a categoria petroleira do AM passou por um outro incêndio, desta feita no forno da UFCC.  Esta política de SMS é a mesma que não sai dos computadores e que não permite que todos os trabalhadores de Turno e ADM, os primeiros a realizar o combate a incêndio, tenham um treinamento físico em academias especializadas, pois se preocupam apenas com um tal de PEC (Programa de Excelência em Custos), economia esta que  foi por “água abaixo” com as várias ocorrências dentro da Unidade , basta observar as condições das Utilidades, que apesar de ter um gerador moderno, este encontra-se parado enquanto se paga a locação de outro.

Neste ato, o Sindipetro AM denunciou também, que durante o ano passado, pela falta de capina, na área de Transferência e Estocagem, os trabalhadores chegaram a ter que fazer malabarismo para se defender do ataque de uma cobra. "Acidentes têm se tornado comum dentro de na Unidade, não podemos aceitar e nem banalizar a segurança do trabalhador, precisamos saber o “por quê?” de nossos companheiros terceirizados sequer terem direto a um transporte decente, a um vestiário apropriado". Afirmaram os representantes do Sindipetro AM.

Por essa razão o sindicato intensificará as mobilizações, buscando as melhorias das condições de SEGURANÇA e de TRABALHO de toda categoria petroleira!