Sindipetro AM conquista primeiro ACT dos trabalhadores da REAM, após privatização da Reman

Refinaria Reman (AM) (Foto: Juarez Cavalcanti/Agência Petrobras)

Os trabalhadores e as trabalhadoras da Refinaria do Amazonas (Ream) – novo nome da Refinaria Isaac Sabbá (Reman) desde que o Grupo Atem assumiu o controle da unidade – garantiram o primeiro Acordo Coletivo de Trabalho, mediado pelo Sindipetro AM .

A refinaria, que pertencia ao Sistema Petrobrás, foi colocada à venda pela gestão anterior da estatal e teve o processo de privatização concluído em dezembro de 2022, ao apagar das luzes do governo Bolsonaro.

Em setembro, a operacionalização da unidade, assim como de seus ativos logísticos, foi totalmente assumida pela Ream, empresa criada pelo Grupo Atem para operar a antiga Reman.

Em nota, o Sindipetro AM considerou uma grande vitória para os trabalhadores a assinatura do ACT, cuja negociação vinha sendo feita pelo sindicato desde maio. “Não foi fácil, mas os termos colocados pelo Sindipetro-AM foram atendidos, pelo bem da categoria petroleira amazonense”, afirmou o Sindipetro, em seu perfil no Instagram.

“Independentemente se não concordarmos com a venda da refinaria, sempre deixamos claro que nosso papel em primeiro lugar é defender os interesses dos trabalhadores das trabalhadoras. Não importa se são de uma empresa privada ou estatal, eles e elas sempre contarão com a nossa intransigente defesa dos seus direitos”, afirmou a entidade.

[Imprensa da FUP, com informações do Sindipetro AM]