Sindipetro AM adverte: Parada de Unidade da Reman gera instabilidade e iminência de desastre

A diretoria do Sindipetro Amazonas recebeu denúncia de insegurança na parada da unidade U-2110. Veja a íntegra da nota

[Da imprensa do Sindipetro AM]

A saga das paradas de unidade da Refinaria de Manaus continuam sob a irresponsabilidade da gestão tampico. O Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (Sindipetro-AM) recebeu denúncia da parada da unidade U-2110.

No retorno da parada a gestão realizou gambiarra para colocar a unidade em funcionamento. Ou seja, rasgando todo os procedimentos de segurança aplicado pela Petrobrás. A gambiarra foi feita na linha que liga o querosene e a torre F-101. No caso, foi colocado uma junta de expansão totalmente fora dos padrões originais da planta da unidade.

Já vimos esta história antes dentro de outras empresas do setor de petróleo, basta ver o video, disponivel no youtube, sobre FLIXBOROUGH – O ERRO. Video sempre é repassado em turmas novas ou para debater sobre segurança.

A parada de unidade é uma das principais denuncias recebida no Sindipetro-AM. Em outubro, gestão tampico também realizou a parada de unidade 2110, com justificativa por falta de petróleo.

Além da gambiarra e insegurança gerada, a crise da Reman se agrava e se estende ao setor de combate à incendio na refinaria. Das 7 bombas de combate, somente duas estão em funcionamento.

Para o coordenador do Sindipetro-AM, Marcus Ribeiro, o erro da gestão tende a ser  inadmissível. “Nunca na história da Petrobras, aqui na Reman, tivemos paradas de unidades por falta de petróleo. É uma situação que transparece as consequências da falta de uma gestão competente”.

Para o Sindipetro-AM, as duas situações são frutos da imcopetência da gestão tampico. A gestão coloca em risco a vida de pais e mães de família com a insegurança na operação e no combate à incêndio. Mais uma vez, a gestão tampico não prioriza a vida do trabalhador.

FORA GESTÃO TAMPICO!!