Sindipetro alerta para risco de contaminação no Terminal de São Francisco do Sul

A esposa de um trabalhador terceirizado da operação do Terminal Transpetro de São Francisco do Sul (Tefran), em Santa Catarina, fez o teste RT-PCR para verificar o contágio pelo novo coronavírus e o resultado foi positivo.

O RT-PCR é considerado o “padrão-ouro” no diagnóstico da Covid-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada.

A situação já seria bastante preocupante, mas é agravada pelo fato de o trabalhador em questão ter como principal função o assessoramento da operação e, por isso, mantém contato com todos os empregados dessa área e também circula por todos os ambientes do CCO (Centro de Controle Operacional). Além disso, durante a pandemia atuou na checagem da temperatura de todas as pessoas que acessavam o Terminal.

Informações obtidas pelo Sindipetro PR e SC junto à gestão do Terminal dão conta que a Secretaria de Saúde do Município solicitou que a família toda do empregado permaneça em isolamento domiciliar por 14 dias. Nenhuma pessoa apresentou sintomas até o momento.

A gestão do Tefran comunicou que requisitou reforço na higienização dos ambientes por onde o trabalhador circulava. Também solicitou que a empresa prestadora de serviços submeta o empregado ao teste. Se o resultado for positivo, segundo a administração do Tefran, os operadores e outros funcionários serão examinados.

O Sindicato, por sua vez, entende que é necessária e urgente a testagem de todos os trabalhadores da operação do Tefran como forma de prevenção à contaminação e também para tranquilizar os empregados e suas famílias.

O Sindipetro PR e SC mantém sua postura de vigilância na pandemia do novo coronavírus e atua no sentido de preservar a saúde de todos. Qualquer informação que envolva o tema nas bases do Sistema Petrobrás no Paraná e Santa Catarina pode ser encaminhada ao e-mail [email protected], pelo telefone (41) 3332-4554 ou ser tratada diretamente com os dirigentes sindicais.

Informação é fundamental para as ações de prevenção!

[Via Sindipetro-PR/SC]