Sindicatos Químicos de São Paulo estão em negociação

Será realizada nesta sexta-feira a segunda rodada de negociações entre a Federação…

CNQ

Será realizada nesta sexta-feira a segunda rodada de negociações entre a Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico da CUT no Estado de São Paulo – Fetquim-SP e o CEAG-10 (Comissão de Estudos e Assessoria do Grupo 10, formado por Sindicatos Patronais do Estado de São Paulo da Indústria Química) para discutir a Campanha Salarial 2009 do Setor Químico.

Uma primeira reunião ocorreu no dia 20 de outubro, quando foram tratados apenas temas relativos à redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e qualificação profissional para pessoas com deficiência.
Na ocasião, os representantes patronais disseram ser impossível reduzir a jornada por conta do aumento de custos que isso representaria, sendo esse argumento contestado pelos trabalhadores.  Em relação à formação de portadores de deficiência, o tema caminha para um acordo.

Há uma grande expectativa em relação a essa negociação. Uma série de mobilizações , atos e paralisações estão ocorrendo , como forma de pressionar as negociações da Campanha Salarial 2009.

As mobilizações ocorrem nas bases dos Sindicatos representados pela Fetquim:

Sindicato dos Químicos de São Paulo e Região, Sindicato dos Químicos do ABC e Sindicato dos Químicos Unificados de Campinas, Osasco e Vinhedo.

A data-base da categoria é  em 1º de novembro. Este ano apenas as cláusulas econômicas, a jornada de trabalho e a cláusula de portadores de deficiência serão negociadas, pois as demais cláusulas da Convenção Coletiva da categoria química têm vigência de dois anos.

Os principais pontos reivindicados são:  

Reajuste de 10% (INPC + 5,94%)

Piso salarial de R$ 900,00

Participação nos Lucros e Resultados (PLR) no valor de dois salários normativos (piso)

Redução da jornada para 40 horas semanais sem redução de salário 

Processo de qualificação profissional para pessoas com deficiência