Sindicatos e movimentos sociais intensificam Luta contra o Leilão de Libra

alt

alt

FUP

Nesta quarta-feira, 16, data que antecede uma jornada nacional de luta contra o leilão de Libra e o inicio da greve dos petroleiros,  sindicatos, movimentos sociais e  comitês estaduais em defesa do pré-sal iniciaram uma série de atos e manifestações para impedir a privatização do maior campo de petróleo da atualidade.

alt

Em Brasília, a FUP participou na manhã desta quarta-feira da ocupação do Ministério da Agricultura, realizada pelos movimentos sociais e trabalhadores do campo, junto com a Plataforma Operária e Camponesa para Energia. No Ceará, cerca de 800 militantes da Via Campesina e do Levante Popular da Juventude ocupam a sede da Associação de Desenvolvimento Econômico do Ceará (ADECE) e a entrada do Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado, em Fortaleza.

A Jornada Nacional de Luta da Via Campesina mobiliza vários outros estados do país, como Pernambuco, Paraíba, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Goias. Na pauta dos trabalhadores, o cancelamento do leilão de Libra, a retomada da reforma agrária e a aprovação da PNAB.

Em Santa Catarina, a mobilização foi feita em conjunto com o Sindipetro-PR/SC, em frente à Unidade de Operações de Exploração e Produção do Sul (UO-Sul), em Itajaí. Em Curitiba, no Paraná, o ato contra o leilão de Libra será amanhã na Boca Maldita.

Também nesta quarta-feira, o Sindipetro-MG intensifica a luta contra o leilão durante todo o dia, através da realização de panfletagens nas estações do metro de Eldorado, Lagoinha, Central, São Gabriel e Vilarinho para divulgar o Dia Nacional de Luta (17/10)  e a importância da luta pela suspensão do leilão de Libra. No fim do dia, também será realizado um debate na sede da CUT-MG, com a participação dos petroleiros e integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Amanhã, o ato que terá a concentração às 7h, em frente à Regap, prosseguirá até à Praça Sete, no centro de Belo Horizonte.

Em Belém (PA), os petroleiros, em conjunto com as centrais sindicais, movimentos sociais, estudantis e trabalhadores da construção civil, entregaram na manhã de hoje na Assembléia Legislativa do Pará (Alepa) uma moção que exige um posicionamento contrário dos deputados em relação ao leilão de Libra. As mobilizações continuam amanhã, com o ato de apoio à greve dos petroleiros, em frente à sede da Petrobrás em Belém.

alt

Em São Paulo, a FUP cobrou nesta quarta da diretora da ANP, Magda Chambriard, a suspensão do leilão de Libra, durante debate promovido pela CUT, com participação de sindicalistas e movimentos sociais. Os atos contra o leilão prosseguem amanhã na capital paulista, com a concentração na Praça Oswaldo Cruz. Em Campinas, o Comitê Regional contra o Leilão de Libra e em Defesa do Pré-sal fará uma campanha contra o leilão, no centro da cidade, durante toda a semana.

No Rio de Janeiro, haverá uma passeata da Candelária até a Cinelândia, com integrantes da campanha “O Petróleo Tem que Ser Nosso”, a qual a FUP também integra.

No Rio Grande do Norte e Pernambuco, haverá novos atos em defesa da soberania nesta quinta. Em Recife, a manifestação será em frente à sede administrativa da Petrobrás, de 7h às 12h e, em Natal, os petroleiros e movimentos sociais vão se mobilizar no calçadão da Rua João Pessoa, às 16h30.

As demais atividades contra o leilão de Libra serão divulgadas no decorrer do dia, conforme forem feitas as atualizações dos informes.

Leia também:

Nesta quarta, às 21h, entrevista na Record News com o coordenador da FUP sobre a greve e o leilão de Libra

Plataforma Operária e Camponesa para Energia ocupa Ministério da Agricultura

Movimentos prestam solidariedade aos trabalhadores da Petrobrás, em SC

CUT promove nesta quarta (16) debate sobre Leilões de Petróleo e Marco Regulatório do Setor

Debate em Brasília sobre o futuro do pré-sal. O petróleo é nosso?