Sindicatos da FUP assinaram o adicional da malha do gás

Na última semana de dezembro, os petroleiros de Duque de Caxias, do Norte Fluninense, Espírito Santo, São Paulo e de Pernambuco e Paraíba que exercem atividades externas nos gasodutos…





Imprensa da FUP

Na última semana de dezembro, os petroleiros de Duque de Caxias, do Norte Fluninense, Espírito Santo, São Paulo e de Pernambuco e Paraíba que exercem atividades externas nos gasodutos da Transpetro aprovaram em assembléias o adicional conquistado pela FUP em negociação com a subsidiária.

Após a aprovação por unanimidade, os sindicatos que representam estes trabalhadores assinaram o aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho 2009/2011 que prevê um adicional de 19,23% para os trabalhadores que atuam na malha do gás, acrescido do Adicional de Periculosidade, que garantirá um total de 25% sobre o Salário Básico. Além disso, a Transpetro se compromete a recompor os quadros próprios de técnicos de manutenção, no prazo máximo de 12 meses, visando, assim, respeitar o limite de 144 horas de sobreaviso, conforme prevê a cláusula 11ª do ACT.

Desde o início do ano, a FUP e seus sindicatos têm lutado para que a Transpetro corrija as distorções nos regimes e jornadas de trabalho dos técnicos de operação, manutenção e segurança que fazem atendimento externo na Malha do Gás. Como estão sob regime administrativo, com sobreaviso parcial, eles sofrem com sobrecarga de trabalho excessiva e, na maioria das vezes, sem folgas.

Ao longo dos últimos meses, a FUP realizou várias reuniões com a subsidiária, buscando uma solução para o problema.  O resultado foi a apresentação na semana passada de uma proposta de adicional para os petroleiros que exercem atividades externas nos gasodutos.

A luta por melhores condições de trabalho na Malha do Gás começou a se intensificar a partir das intervenções do Sindipetro Caxias, com conquistas importantes no Terminal de Campos Elíseos. A mobilização ganhou reforço dos sindicatos Unificado de São Paulo e Espírito Santo. A luta valeu a pena e garantiu para todas as bases de gasodutos da Transpetro um adicional que compensará os petroleiros pelos longos deslocamentos que fazem para seus locais de trabalho e pela dificuldade que têm para manter um horário fixo de repouso e de alimentação.