O objetivo é conquistar melhores salários e rejeitar a reforma tributária iniciada pelo governo…
Os sindicatos da Costa Rica convocaram nesta quinta-feira (10) uma greve geral nacional e uma manifestação de protesto na capital com o objetivo de conquistar melhores salários e rejeitar a reforma tributária iniciada pelo governo.
Albino Vargas, secretário-geral da Associação Nacional de Empregados Públicos e Particulares, disse que os salários do setor público são insuficientes para lidar com o aumento do custo de vida.
Os sindicatos rejeitaram o aumento de 2,33 por cento nos salários estabelecido pelo governo para o primeiro semestre do ano, porque não é suficiente para compensar a subida dos preços dos produtos e serviços.
As entidades dos trabalhadores também se opõem ao plano fiscal, discutido na Assembléia Legislativa (Parlamento), que prevê aumentos de impostos.
Trabalhadores e representantes dos partidos da oposição concordaram que o ônus da reforma cairá sobre as costas dos setores mais pobres.
Mais de 15 sindicatos já confirmaram a sua participação na greve, incluindo sindicatos de professores em diversos níveis da educação, da saúde, segurança social e também do setor privado.