Sindicato terá Comissão de Ética

Sindipetro NF

Sindicato propõe Regimento Interno para comissão de ética, com consulta pública entre os dias 16 de dezembro de 2013 e 6 de janeiro de 2014. Esta é uma das indicações do Encontro de Avaliação de Greve, que também propôs a realização de assembleias para elaborar listas de pelegos e a ausência dos grevistas em festas de “confraternização” da empresa

 O debate sobre o que fazer com os chamados “pelegos”, os empregados que não realizaram a Greve de Outubro de 2013, e assediadores foi um dos principais pontos discutidos pelos trabalhadores grevistas que participaram ontem, na sede do NF em Campos dos Goytacazes, do Encontro de Avaliação do movimento.
 As posições defendidas pelos participantes variaram das propostas de expulsão do quadro associativo do sindicato ao tratamento político da questão, evitando a judicialização. O Encontro, no entanto, não teve caráter deliberativo e todas as possibilidades ainda serão avaliadas pela direção sindical, cabendo sempre a decisão à categoria, por meio de assembleias.

Próximos passos

Baseada nas discussões do evento, a diretoria do Sindipetro-NF aprovou um encaminhamento com três passos a serem tomados conjuntamente pela entidade e pela categoria: o primeiro é a disponibilização, para consulta pública, de uma proposta de Regimento Interno para uma comissão de ética, que já tem previsão estatutária, e poderá ter mandato tampão até as próximas eleições sindicais. O documento estará disponível entre a próxima segunda, 16, e o dia 6 de janeiro de 2014, no site do NF  (www.sindipetronf.org.br), com link no banner “Consulta Pública Regimento Interno Comissão de Ética”. A partir desta data, sugestões  para o Regimento poderão ser enviadas para  o e-mail da consulta:  [email protected].
 O segundo é a convocação de assembleias em todas as unidades com o indicativo de que seja elaborada uma lista com os nomes de todos os integrantes das equipes de contingência da Petrobrás, com a identificação dos seus cargos, o que será feito em breve pelo sindicato.
 E o terceiro passo é o de que os trabalhadores façam um pacto moral de não participar das festas de “confraternização” de final de ano organizadas por gerências da empresa, além de manter relacionamento estritamente profissional com os “pelegos” em todos os ambientes de trabalho.

Proposta apresentada

Durante o Encontro, o assessor jurídico do Sindipetro-NF, Normando Rodrigues, apresentou o esboço de um regimento interno para a comissão de ética, que ainda passará por consulta da categoria. O advogado também explicou que existem 15 processos contra o sindicato, quatro deles com sentenças em primeira instância contrárias à entidade, em razão da divulgação dos nomes dos autores pelo sindicato. A entidade recorre das sentenças.

Conjuntura e avaliação

O evento também contou com exposição do economista do Dieese, Ademar Mineiro, sobre a conjuntura política do País e da classe trabalhadora, além de dezenas de intervenções dos participantes ao longo dos debates que se estenderam por quase cinco horas, com a avaliação do movimento e as experiências acumuladas.

Confraternização

O Encontro foi encerrado com almoço de confraternização dos grevistas.