Com o tema “Paridade, Por Uma Democracia Sindical e Social”, aconteceu nos dias 04 e 05 de março, nos auditórios do Sindiprev e Sindipetro Bahia, o 4ª Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora da CUT-BA. O evento reuniu representantes de dezenas de sindicatos, de movimentos sociais, dos governos estadual e municipal e parlamentares que discutiram temas relacionados ao papel da mulher na sociedade, na política, no movimento social e sindical e principalmente nos espaços de poder. A luta feminista, a reforma política, a violência e o assédio moral e sexual também foram abordados.
Vera Carvalho, Secretária Estadual de Mulheres da CUT-BA explica que o evento faz parte do Projeto Mais Mulher, criado em 2013 pela CUT e que desde então “vem desenvolvendo um trabalho de conscientização, levantamento das necessidades das mulheres trabalhadoras e criação de estratégias para enfrentar as desigualdades”. Para ela é preciso “lutar com afinco para transpor diversas dificuldades, inclusive no ambiente sindical ainda machista”.
Rosângela Maria, do Coletivo Nacional de Mulheres Petroleiras e diretora do Sindipetro Bahia, defende a paridade com qualidade, o que segundo ela “significa ocuparmos cargos de direção, inclusive na instância sindical, e não apenas compor cotas”. Ela quer maior número de mulheres da base incluídas no movimento sindical porque “o sindicato é um espaço para a busca de melhorias, de conquistas de direitos e as mulheres têm que se sentir representadas”, afirma. Rosângela ressalta a necessidade da “luta pela igualdade e respeito às mulheres em todos os espaços de poder”
As demandas e o resultado das discussões do Encontro serão levados ao 8º Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora Cutista, que acontece de 27 a 29 de março, em Brasília
PROGRAMAÇÃO MÊS DA MULHER
13/03-
7h- Participação no Ato Nacional em Defesa da Petrobrás e do Brasil, em frente ao EDIBA( Itaigara)
15h- Caminhada 8 de Março, do Campo Grande à Praça Municipal
14/03
Mesa Redonda com o tema – A Mulher e A Conjuntura Atual, de 8h às 12h, no auditório do Sindipetro Bahia
Debatedoras: Aimona Brito (advogada); Cleuza Santos (Sindoméstica-BA);Vera Cravalho (CUT –BA); Lindinalva de Paula (Rede de Mulheres Negars); Liliane Oliveira (Marcha Mundial de Mulheres); Rosana Fernandes (CESE) e Aurivaldina Gleyser (advogada).
Fonte- Imprensa- Sindipetro bahia