Sindicato se articula contra transferência do Cofip para o Rio de Janeiro

 

Sindipetro-BA

A Petrobrás nega, mas a informação é a de que o setor tributário da empresa, conhecido como Cofip, instalado na Bahia desde 2008, deverá ser transferido para o Rio de Janeiro até novembro. No momento em que todas as forças sociais e políticas se levantam contra a desmobilização das atividades da Petrobrás no estado, somos surpreendidos com essa notícia, contra a qual precisamos reagir.

A FUP, que na última sexta (24), no Rio, teve encontro com a presidente Graça Foster, levará essa questão para avaliação da direção da estatal e cobrará a manutenção das atividades do Cofip no estado.

Lai abaixo a íntegra da reportagem do joral A Tarde:

Bahia pode perder unidade da Petrobras

Área tributaria de estatal, que emprega 300 pessoas em Salvador, deve ser transferida pra Rio de Janeiro.

Os aproximadamente 300 funcionários  da área tributária do Centro Financeiro da Petrobras (COFIP) foram informados na última sexta-feira de que a empresa pretende transferir a operação, realizada na Bahia desde 2008, para o Rio de Janeiro até o mês de novembro.

De acordo com informações do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-Ba), a empresa teria informado que os cerca de 50 funcionários concursados serão realocados, enquanto 250 terceirizados estariam com os destinos incertos.

Após o comunicado interno da empresa, o temor dos trabalhadores  é que a empresa transfira todo o COFIP que emprega aproximadamente 750 pessoas, sendo 600 prestadoras de serviços terceirizados, para o Rio de Janeiro.

“Infelizmente a informação é procedente. A empresa anunciou a ida da área tributária até novembro, mas nós acreditamos que existi sim um risco de todo o COFIP ser transferido para o Rio”, diz o diretor de imprensa do Sindipetro-Ba, Leonardo Urpia.

CONFIP CENTRALIZA AÇÕES DA EMPRESA

Criado em 2008, o CONFIP é o órgão responsável por realizar todas as operações tributárias, financeiras e contábeis da Petrobras. Antes do centro de operações, que ocupa um prédio na Avenida Magalhães Neto, os processos eram divididos entre a sede da empresa, no Rio de Janeiro, e as outras unidades da Petrobras, espalhadas em vários estados brasileiros .

Para Urpia, a medida vai ser bastante prejudicial à Bahia. “O estado vai perder postos de trabalho que exigem um alto nível de qualificação”, diz.

Governo já sabe

O deputado estadual Rosemberg Pinto, que já foi gestor da empresa, diz que membros da gerência tributária da gerência tributária da empresa defendem a ida do COFIP para o Rio de Janeiro desde os tempos em que a Petrobras era gerida pelo baiano José Sérgio Gabrielli.

“É uma coisa que vem sendo falada há muito tempo, mas com certeza não partiu da presidenta Graça (Foster) Conversei com o governador Jaques Wagner e ele manifestou preocupação com o assunto”, diz o deputado.

Segundo Rosemberg, Wagner vai tentar convencer a presidente da estatal a manter toda a estrutura do COFIP, incluindo a área tributária, em Salvador. “Ele me disse que vai ligar para a presidenta  Graça porque considera a área estratégica”, diz.

“A área tributária da COFIP funcina perfeitamente bem em Salvadore não vai acrescentar Ada ao Rio de Janeiro, mas se sair daqui vai representar uma perda para nós”, acredita Pinto.

De acordo com o deputado, o governador já teria conversado com gerentes de outras área da empresa a respeito do assunto.

De acordo com um membro do primeiro escalão do governo do governo Wagner, a atitude da Petrobras “e incompreensível e prejudicial ao Estado”.

Através da Gerência de Imprensa, a Petrobras negou a possibilidade de uma mudança do COFIP para o Rio:“A Petrobras não cogita transferir o COFIP de Salvador para o Rio de Janeiro”,disse.

Fonte: A tarde