Sindipetro BA
Na segunda (14\8) comemorou-se o Dia Mundial de Combate à Poluição Industrial e para marcar essa data a direção do Sindipetro Bahia, SITICAN, CUT BAHIA e trabalhadores fazem um “ato educativo” na entrada da RLAM, nesta sexta, 17, a partir das 6h30.
A atividade sindical é também uma manifestação de repúdio à atitude da gerência geral da Refinaria, que vetou a participação do Sindipetro na SIPAT 2012, como retaliação às denúncias do vazamento de benzeno na parada de manutenção da U-30\31.
No Trevo da Resistência, a drª Arline Arcuri, pesquisadora da FUNDACENTRO e doutora em química pela Universidade de São Paulo\USP, fala aos trabalhadores sobre “Riscos químicos em refinarias de petróleo” – ela seria uma das palestrantes da SIPAT, a convite do sindicato – mas foi vetada pela RLAM.
A força de trabalho da Refinaria, trabalhadores próprios e terceirizados que estão expostos todos os dias a agentes químicos, estão convidados. A coordenação geral do Sindipetro Bahia convidou o SITICCAN e a CUT-BA para participarem da atividade. O diretor Deyvid Bacelar alerta que a informação e conscientização ainda constituem a melhor ferramenta para o combate aos acidentes e doenças ocupacionais que ainda atormentam o trabalhador e a família.