Sindicato promove encontro dos primeiros trabalhadores da Unidade SIX

Sindipetro PR/SC

Você trabalhou como operador da Unidade SIX, no início das atividades da indústria em São Mateus do Sul? Se sim, seus colegas de trabalho estão procurando por você para um reencontro. Mais de quarenta anos depois, a primeira turma de operadores quer matar a saudade de um tempo marcado não somente pelo trabalho, mas pelas pescarias, pelos jogos de futebol e pela amizade. O Clube dos Empregados da Petrobrás (Cepe) será palco para o segundo Encontro dos Operadores de 1971, que acontecerá no dia 26 de maio.

Com o primeiro concurso da Petrobras de São Mateus do Sul, no início da década de 1970, profissionais de todo o Paraná e até de outros estados tomaram São Mateus como lar, adotando a cidade e qualificando-se em uma função até então nova para a maioria, contribuindo para o sucesso do Projeto Petrosix. “Os operadores são os responsáveis por colocar tudo em funcionamento. Sem eles, as indústrias não acontecem”, expressa João Pinheiro Bomfim, o Baianinho, membro dessa primeira turma. Segundo ele, em 1971, 104 operadores foram contratados e muitos deles permaneceram na profissão até a aposentadoria. Um grupo que acabou transformando coleguismo em amizade e levou a parceria para fora da indústria. “Em times de futebol, pescaria, e viagens de moto. Havia muito companheirismo”.

Com o passar dos anos, cada um foi tomando o seu rumo. “Uns se casaram e ficaram por aqui, outros foram embora para outra cidade. Acabamos perdendo o contato”, explica.  Considera que apenas 10% do grupo permanecem em São Mateus. No seu conhecimento, vários já faleceram e outros estão espalhados pelo Paraná e em outros estados. O encontro veio por iniciativa de alguns, para reviver a época da juventude e do pioneirismo da indústria no município. Esta será a segunda edição, 16 anos após a primeira, quando a turma de 1971 completou 25 anos.

Organizada há mais de um mês, a confraternização abrirá espaço para outros operadores aposentados, que foram substituindo os da primeira turma e aqueles aposentados que trabalharam em turno no laboratório, segurança, vigilância, e setor médico. Será um dia inteiro de encontro, com almoço e algumas atividades.

Para participar, será preciso confirmar a presença antecipadamente, fazendo a inscrição na sede regional de São Mateus do Sindipetro até o dia 20 de maio. Será cobrado o valor de R$ 30,00, para os preparativos e almoço.