Sindipetro RS
As organizações das/os trabalhadoras/es do ramo químico promovem no dia 24 de novembro, em Curitiba, o 1º Encontro Sul de Mulheres Petroleiras. O objetivo da atividade, que traz o subtítulo “As jornadas de trabalho da mulher”, é debater a situação das mulheres trabalhadoras na sociedade e elaborar coletivamente ações afirmativas para superar antigas reivindicações feministas e avançar na agenda atual das mulheres. O evento será realizado na Sede do Sindipetro Paraná e Santa Catarina (R. Lamenha Lins, 2064, Rebouças), das 08h às 16h30.
As jornadas de trabalho da mulher
A situação da mulher na sociedade ocidental contemporânea revela uma realidade estafante Além do esforço no ambiente de trabalho em busca da igualdade entre os sexos, a mulher trabalhadora enfrenta uma dura rotina externa: trabalho doméstico, casa, filhas/os, estudos e preocupação com a saúde fazem parte deste imenso universo feminino. Somente com um verdadeiro malabarismo é possível dar conta de todas as atividades as quais têm responsabilidade no cotidiano.
Se antes da metade do século passado a luta das mulheres era pelo reconhecimento como cidadãs, com direito a voz e vez em uma sociedade amplamente machista, atualmente entram na pauta dos movimentos feministas questões como a domesticidade compartilhada, a desconstrução da imagem da mulher na mídia (mercantilização do corpo feminino) e licença partilhada para homens e mulheres que têm filhas/os, entre outras.
Por outro lado, existem antigas lutas que não foram superadas, como a violência contra a mulher, a disparidade salarial entre os gêneros e a representatividade nos espaços públicos e entidades, entre outras.
Além de todo esse debate, o Encontro também propõe a análise sobre a situação da mulher trabalhadora da indústria química, em especial as petroleiras.
Organização
O Encontro de Mulheres Petroleiras é promovido pela CUT, CNQ, FUP, Sindipetro Paraná e Santa Catarina e Sindipetro Rio Grande do Sul.