A sede do Sindipetro-NF em Campos dos Goytacazes recebe, de hoje até a quinta, o curso “Benzeno na Indústria do Petróleo”, ministrado pelas doutoras da Fundacentro-SP, Arline Sydnéia e Patrícia Moura Dias. Na manhã de hoje, Arline fez uma exposição sobre a natureza do benzeno e a sua presença no ambiente de trabalho.
“Numa exposição crônica, ele [o benzeno] tem ação principalmente no sistema formador de sangue. Se a concentração for mais elevada, o benzeno pode fazer com que o organismo pare de produzir sangue. Provoca uma doença chamada aplasia de medula, o que pode levar à necessidade de um transplante de medula. Numa exposição baixa, pode provocar várias formas de câncer”, explicou a pesquisadora, em entrevista à Rádio NF [ouça aqui].
Nesta tarde, Patrícia fala sobre as formas de diagnóstico do benzenismo. E nesta quarta e quinta, serão tratados temas como acordos e disposições legais, atribuições do grupo de trabalho do benzeno, PPEOB (Programa de prevenção da exposição ocupacional ao benzeno), avaliação ambiental, medidas de controle e boas práticas.
Os participantes receberão certificado com carga horária de 20 horas.
Fonte: Sindipetro-NF