Sindicato indica nova greve de 24 horas dia 09 pelo repouso remunerado

Sindipetro-NF

Os petroleiros da Bacia de Campos prepararam uma “surpresa” para a Petrobrás. As assembleias de domingo, 04, que inicialmente foram convocadas apenas para tratar de temas da Campanha Reivindicatória e indicar até três nomes para o Seminário de Greve, também tiveram deliberação sobre indicativos de mobilização. O Sindipetro-NF indicou a aprovação de Estado de Assembleia Permanente e Estado de Greve, e a realização de mais um dia sem trabalho pelo Repouso Remunerado para todos (veja todos os pontos no quadro abaixo). Assim como no último dia 25, a paralisação, agora no dia 9 de agosto, está indicada para durar 24 horas e obedecer aos mesmos procedimentos da anterior (leia abaixo).

.
Categoria indignada

 Para o Sindipetro-NF, a categoria precisa continuar a dar, agora com um novo grupo de embarcados, o recado veemente de que não vai aceitar o corte de um direito conquistado na Justiça. A suspensão do pagamento do reflexo das horas extras no Repouso Remunerado, e a ausência de previsão de novos pagamentos, é um atentado contra os trabalhadores e contra as Leis. Além das medidas jurídicas que a entidade toma a respeito do tema, a história dos trabalhadores mostra que a linguagem mais eficaz contra os desmandos do empregador é a mobilização, que será cada vez mais intensa se a Petrobrás insistir na sua postura autoritária e ilegal.
 A entidade avalia que é momento de aumentar a pressão sobre a empresa e sobre o Poder Judiciário, inclusive agregando todos trabalhadores com a mobilização, agora, dos grupos que não estavam embarcados no último dia 25. Como determinou a Justiça de Macaé, em decisão que saiu após uma manifestação dos trabalhadores em frente à Vara do Trabalho, o direito aos reflexos do Repouso Remunerado é de todos.
 No último dia 25, houve adesão de 40 das 46 plataformas da Bacia de Campos (87%) na paralisação. A categoria agora está desafiada a repetir ou a até ultrapassar esta marca, além de garantir a presença de um grande número de trabalhadores no Seminário de Greve.

Indicativos para as plataformas

1 – Referendar a Pauta de Reivindicações 2013.
2 – Referendar a FUP como negociadora na Campanha Reivindicatória 2013-2015.
3 – Aprovar Estado de Assembleia Permanente.
4 – Aprovar Estado de Greve.
5 – Indicar representantes da plataforma para Seminário de Avaliação e Qualificação de Greve nos dias 12 e 13 de Agosto (indicar preferencialmente trabalhadores em folga no período, e que tenham participado de comissão de bordo em qualquer uma das últimas duas mobilizações da categoria).
6 – Aprovar realização da mobilização “Um dia sem trabalho pelo Repouso Remunerado para todos” (Greve de 24 horas em 09/08/13, com as mesmas características e procedimentos da paralisação realizada em 25 de julho).

Orientações para a greve de 09 de julho

Acesse também o perguntas e respostas divulgado na mobilização do dia 25 de julho.

A diretoria do Sindipetro-NF divulga orientações para os petroleiros que realizarão a greve de 24 horas no dia 09 de agosto.

Um termo de entrega será impresso e utilizado pelos trabalhadores no momento da entrega da plataforma. Acesse aqui.

Nas orientações a categoria saberá por exemplo como proceder no momento da entrega da plataforma aos prepostos da Petrobrás. No caso da categoria ter alguma dúvida, o sindicato orienta que encaminhe para o email [email protected], que serão respondidas. Veja abaixo as orientações:

1 – A partir das 23h do dia anterior a mobilização os trabalhadores (dos dois grupos) se manterão reunidos em plenária, inicialmente na sala de controle, para a entrega aos prepostos da Petrobras. Após a entrega, devem se concentrar em local público e amplo da unidade (cinema, quadra, etc.).

O objetivo é manter os trabalhadores unidos e reduzir a possibilidade de serem assediados de forma isolada. Todos os assédios ocorridos antes e durante a mobilização devem ser denunciados, imediatamente, ao sindicato informando o nome do e a função do responsável. Os trabalhadores devem estar preparados para as tentativas da empresa de desgastá-los com represálias e punições. 

2 – Eleger uma comissão de mobilização para representar os trabalhadores nos contatos com os representantes da empresa e conduzir as discussões na plenária. Essa comissão deve ser composta pelo número de membros que for conveniente e poderá haver rodízio, pelo número de horas que for estabelecido pelos trabalhadores. 

 3 – No momento da entrega, zero hora do dia 09 de agosto  de dois mil e treze, os trabalhadores devem cobrar dos prepostos da Petrobras que assinem o documento divulgado pelo Sindipetro-NF, declarando que possuem condições técnicas para dar continuidade à operação segura da unidade. A partir daí os trabalhadores devem seguir a seguinte recomendação para cada uma das situações abaixo: 

Situação 1: Caso os prepostos da empresa se neguem a assinar o documento. Os trabalhadores devem registrar a situação. Todos servirão de testemunha deste fato, assinando embaixo do registro. Isso não impedirá que a unidade seja considerada entregue pelos trabalhadores. 

Situação 2: No momento da entrega, se os prepostos alegarem não ter condições técnicas e entenderem necessária a parada para preservar a segurança. Os trabalhadores devem se colocar a disposição para realizar a parada segura da unidade. A greve é com entrega da operação e a decisão de parar, se acontecer, é sempre da empresa nesse tipo de mobilização. 

Situação 3: Se os prepostos decidirem dar continuidade às operações, e mais tarde, resolverem parar a unidade. Os trabalhadores não vão participar e os prepostos terão que realizar, eles próprios, a parada.  

4 – Após a entrega, os trabalhadores do grupo de folga retornarão ao descanso e os trabalhadores do grupo que estaria em serviço permanecerão reunidos em plenária no local pré-definido. Sairão deste local para realizar as atividades que impactem em saúde, segurança e habitabilidade.  

5 – Todas as atividades consideradas de impacto para a saúde, segurança e habitabilidade nas 24 horas da mobilização serão realizadas normalmente. No caso de queda da geração da unidade, a manutenção energia elétrica, a ventilação e o ar condicionado do casario são itens necessários para a habitabilidade e devem ser restabelecidos, além de outros sistemas definidos pelos trabalhadores. 

6 – As atividades que forem solicitadas pelos prepostos da empresa e gerem dúvidas serão analisadas pela comissão, e se necessário pelo conjunto dos trabalhadores. Se ainda assim as dúvidas permanecerem, o sindicato deverá esclarecer.  

7 – Todas as PT’s programadas devem ser analisadas pela comissão para verificar se impactam na saúde, segurança e habitabilidade.  

8 – Os trabalhadores não vão participar de cursos ou treinamentos no dia da mobilização. Os embarques e desembarques ocorrerão normalmente e a mobilização ocorrerá somente a bordo das plataformas.

9 – Os trabalhadores continuarão integrando as equipes de brigada, abandono e resgate, já que estas impactam na segurança da plataforma.

10 – Todos os fatos anormais ocorridos deverão ser relatados ao sindicato. Devem ser denunciadas todas as situações que atentem contra a segurança das pessoas a bordo e todos os erros operacionais que ocorrerem e suas conseqüências incluindo possíveis acidentes.

 

 

Termo de Entrega da Plataforma _______ para os prepostos da Petrobras

 

Nós, empregados da Petrobras da plataforma ________ declaramos, para os devidos fins, que esta unidade encontra-se operando dentro da normalidade, com o que concordam os prepostos da empresa.
Pelo presente instrumento, entregamos a operação da unidade, durante as vinte e quatro horas da mobilização, com início previsto para zero hora do dia 09 de agosto de dois mil e treze, aos prepostos da Petrobras que por esse termo assumem total responsabilidade e atestam que tem condições seguras de dar continuidade as operações.
No momento da entrega, os trabalhadores ofereceram participar da parada segura da unidade caso fosse essa a decisão dos prepostos da empresa.
Declaramos que permaneceremos uniformizados e disponíveis para realizar as tarefas que impactem na saúde, segurança e habitabilidade das 24 horas da mobilização e estaremos reunidos em (escrever o local). Uma vez sendo necessária nossa atuação nesses termos, os prepostos deverão submeter solicitação à comissão de mobilização.
 
Data, hora, assinatura de todos os presentes e do representante da empresa
 
No caso de os prepostos não assinarem escrever: Atestamos que os prepostos da Petrobras não quiseram assinar o termo de entrega da Plataforma e consideramos entregue.