A explosão não ocorreu numa linha de vapor de baixa pressão como foi anunciado. A explosão ocorreu numa válvula de 8 polegadas, de ferro fundido, numa linha de vapor de baixa pressão ( 20 libras). O corpo da válvula explodiu abrindo um vazio entre a tubulação. A explosão foi tão violenta que esfarelou o corpo da válvula em vários pedaços que foram projetados na unidade U-1320.
Problema de manutenção
Segundo relatos dos operadores estas válvulas de ferro fundido já vêm apresentando problemas, devido a falta de resistência do material a Pressão e Temperatura, com histórico de trincas. Ontem dia 2 de julho a bomba, P-1202D, apresentou problema e foi parada para manutenção, sendo uma válvula de descarga librada (significa que foi acorrentada para ninguém abrir).
Hoje, dia 3, a manobra continuava e a segunda válvula da descarga estava sendo bloqueada, para ser também librada, e assim ocorrer a manutenção na bomba. Ocorre que durante a manobra de fechamento da válvula, a primeira válvula que já estava bloqueada e librada explodiu.
Trabalhador acidentado
O técnico de operação está internado no hospital Caxias D’Or aguardando o cirurgião bucomaxilo para avaliar a fratura no rosto. Durante a explosão o trabalhador foi atingido por pedaços de metal. O trabalhador está lúcido, não houve queimaduras.
Injustiças dos gerentes da Petrobras
Ocorre que o gerente geral da REDUC disse que não houve explosão e que o acidente era sem afastamento, pois o trabalhador retornaria antes de 24 horas a refinaria. Cabe ressaltar que é comum o gerente da REDUC e de toda a Petrobras esconderem os acidentes dos trabalhadores, sindicatos e a população.
Além disso, a Petrobras já foi condenada por subnotificar acidentes de trabalho. A Petrobras “esconde” os acidentes para não pagar o SAT – Seguro Acidente de Trabalho cobrado pelo governo. Esta história de sonegação é grave e já foi denunciada várias vezes ao governo e órgãos fiscalizadores do Brasil, mas a Petrobras “parece” ser maior que o governo brasileiro.
Foto e vídeo
Na foto é possível ver pedaços da válvula que se partiu.
No vídeo é possível identificar a válvula com uma parte presa no flange superior e outro pedaço no flange inferior, sendo que o meio está vazio devido aos pedaços que se desprenderam no momento da explosão.
Fonte: Sindipetro Duque de Caxias