Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Petroquímicas do RS debatem terceirização e precarização de trabalho no setor

O seminário será realizado entre os dias 30 e 31 de março…





Sindipolo

Os trabalhadores do setor químico e petroquímicos estarão, durante os dias 30 e 31 de março, debatendo os temas das terceirizações e precarização das condições de trabalho no setor. O encontro acontece no auditório do Sindipolo (av. Julio de Castilhos 596, 8º andar), em Porto Alegre e reunirá representantes sindicais do ramo químico e petroquímicos e de outros segmentos do ramo da região Sul do país.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas de Triunfo/RS (Sindipolo), Carlos Eitor Rodrigues, que também é coordenador da Regional Sul da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ), a terceirização é um dos fatores que contribuiu expressivamente para a precarização das condições de trabalho nas plantas petroquímicas. “Depois da compra da Copesul pela Braskem cresceu fortemente no Polo do RS e nos demais. Hoje na Braskem, que emprega cerca de 80% dos trabalhadores do Polo, por exemplo, a relação é de cinco trabalhadores terceirizados para cada dois diretos. Esta é uma fragilidade sob todos os pontos de vista, mas especialmente porque expõe trabalhadores a acidentes e coloca em risco a segurança destes, das plantas e do meio ambiente”, esclarece ele.

Segundo Eitor, a principal razão do crescimento das terceirizações no Polo, está relacionada principalmente a redução de custos. “Com o ímpeto de reduzir custos, as empresas usam e abusam da mão de obra terceirizada, já que o salário destes trabalhadores, na melhor das hipóteses, custa em média no máximo 50% do que custa um trabalhador direto. Além disso, não tem os mesmos benefícios e direitos, como plano de saúde e PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e há diferenciação inclusive na alimentação”, diz. Ele informa que a Braskem, na Bahia, chegou a ser condenada pelo excessivo uso de mão de obra terceirizada em seus processos.

Durante o encontro, diz ele, que contará também com a participação de sindicatos dos trabalhadores terceirizados do Polo e outros do ramo químico da região sul, serão feitos debates abordando estas questões e no final, definidos encaminhamentos.