Sindicato dos Metalúrgicos do ABC adere a programa de prevenção de acidentes de trabalho

Campanha é organizada a nível nacional pelo Tribunal Superior do Trabalho e o Conselho Nacional de Justiça.





Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, assinou o protocolo de adesão ao programa nacional de combate aos acidentes de trabalho, promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“A campanha é bem vinda, já que os acidentes de trabalho e doenças profissionais matam sete pessoas e deixam outras 28 inválidas diariamente”, afirmou.

Ao agradecer o apoio, o presidente do TST, João Oreste Dalazen, aproveitou para elogiar o sistema de representação dos metalúrgicos do ABC. “Onde existe o CSE há uma redução acentuada dos riscos de acidente de trabalho”, afirmou.

Já Sérgio Nobre comentou ainda que atualmente existem mais de 10 mil processos entulhando a pauta do TST, muitos deles sobre sequelas de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

“É um custo social enorme. Precisamos reduzir os acidentes de trabalho e a gravidade dos danos, evitando as incapacidades e os pedidos de reparação”, disse.

O dirigente alertou, entretanto, que a campanha, sozinha, não conseguirá acabar com o grave problema. “A maior parte dos acidentes não acontece por culpa do trabalhador, mas pela ausência de situações de trabalho seguras”, destacou. “É necessário que as empresas também aumentem os investimentos na prevenção”, prosseguiu.