Sindicato conquista limite de sete trabalhos entre PTs e PTTs

 

O Sindipetro-NF conquistou a garantia, pela Petrobrás, de que passará a ser respeitado um limite para a liberação de áreas para as PTTs (Permissão Temporária de Trabalho). Agora, não podem exceder a sete o número de PTs e PTTs que os operadores acompanham. A decisão é fruto de participação da entidade na reunião da comissão local de SMS, com as gerências da UO-Rio, UO-BC e E&PServ.

A necessidade de controlar os abusos no número de liberações de áreas foi identificada pela comissão que apurou as causas de um incêndio em PNA-1. A preocupação é ainda maior quando a plataforma está acoplada a uma UMS (Unidade de Manutenção e Serviço) para realização de reformas.

Um segundo caso de incêndio com as mesmas características, embora de menor impacto, na mesma plataforma, confirmou a necessidade de mudança e o acerto da pressão feita pelo sindicato sobre a empresa.

O mais recente incêndio em PNA-1 ocorreu em 31 de maio passado, e a investigação do caso teve a participação do Sindipetro-NF, representado pelo diretor Wilson Reis. O acidente ocorreu nas proximidades do tanque de água, no Cellar Deck da unidade e, deixou feridos seis trabalhadores da OOG, empresa responsável pela pintura da plataforma. Foi o segundo incêndio com vítimas em menos de seis meses na UO-BC. Em 26 de dezembro do ano passado um incêndio no convés principal da P-20 feriu dois trabalhadores.

Programa de vivência

A mais recente reunião da comissão de SMS também discutiu, entre outros temas, a implantacao de um programa piloto de vivência nas plataformas. A ideia será inicialmente implemen-tada em P-16, em Pampo e em P-48. A proposta é corrigir os erros cometidos nas práticas de alimentacão supostamente saudáveis, e em iniciativas de exercícios físicos e de lazer a bordo.

O sindicato indica que os trabalhadores dessas três unidades avaliem o projeto e enviem informações sobre os resultados à entidade. O NF defende que as iniciativas testadas e aprovadas pelos trabalhadores sejam adotadas o quanto antes pelas demais plataformas.

A comissão local de SMS se reúne bimestralmente.

Fonte: Sindipetro-NF