Sindicato cobra direito de participar de inspeções oficiais

Sindipetro NF

Gerente de RH do E&P-Serv afirma em mesa que não permitirá participação do Sindicato nas inspeções oficiais. Direito está garantido na cláusula 123 do ACT da Petrobrás e 90 do ACT da Transpetro. Para o Sindicato a participação nessas inspeções é uma forma do movimento sindical contribuir diretamente na busca da segurança plena das unidades operacionais da Companhia.

O Sindipetro-NF pro-tocolou no dia  13 de dezembro ofícios no Ministério Público do Trabalho, Agência Nacional de Petróleo e Ministério do Trabalhado e Emprego dando ciência aos órgãos da existência da cláusula 123 do Acordo Coletivo de Trabalho sobre Inspeções Oficiais da Petrobrás e 90 do ACT da Transpetro.  A Cláusula garante o direito ao Sindicato de participar do acompanhamento de fiscalizações oficiais realizadas pelo órgãos competentes. No documento o sindicato solicita aos órgãos que repassem informações das datas e locais das fiscalizações.

O que motivou essa atitude do sindicato foi a afirmação da gerente de RH do E&P-Serv, Cristina Quesada, ao ser questionada pela Diretoria do Sindipetro-NF na última reunião local da Comissão de SMS  da Petrobrás sobre a participação do sindicato nas Inspeções Oficiais. A gerente disse que a Petrobrás não iria convocar o sindicato para integrar essas comissões de inspeção, descumprindo o que garante o Acordo Coletivo e demonstrando uma atitude de intransigência em relação aos direitos da categoria.
Para o Sindicato a participação nessas inspeções é um direito da categoria petroleira e uma forma do movimento sindical contribuir diretamente na busca da segurança plena das unidades o-peracionais da Companhia. “Não vamos permitir que uma decisão empresarial seja superior ao direito da categoria petroleira” – afirma o coordenador do Sindipetro-NF, José Maria Rangel.