Sextou: folia, vacinação e resistência na alegria

Carnaval também é época de falar de política e saúde com alegria e brincadeira; vejas as dicas

A festa europeia trazida ao Brasil, com o passar dos anos e as transformações protagonizadas pelo povo daqui, transformou-se numa expressão tipicamente brasileira, viva, questionadora, de alegria e de luta.

Assim como os rumos da história do país, o carnaval permanece em disputa, cabendo ao povo sua constante reinvenção, em busca de se apoderar da festa, das ruas de suas próprias cidades e dos seus direitos.

Separamos dois eventos que falam sobre luta, alegria e resistência:

Belém – PA

Arrastão dos Vacinados

O evento é realizado pelo Movimento Cultural Vacinados de Arraia nas Águas da Cultura, em Belém, no Pará e conta com mais de 10 atrações.

Se apresentam o Cuité Marambaia e Emílio César, Rabo do Boi, Capoeira Brasil, Graciliano Ramos e banda, Paulo do Carmo e banda, Erick Serrão e Hudson, Mosqueiro Tupinambá, Banda Vinil 90, Edimilson Sousa e banda, Carimbó Curuperé, Cézar Conceição, Rodrigo Etnos, Luiz Claudio, Eduardo, Grupo de Dança Nativas da Ilha, Roberto Santos e Lairson Costa.

Quando: Sexta-feira (9), a partir das 18h
Quanto: Grátis
Onde: Concentração no Caramanchão e cortejo até o anfiteatro do Chapéu Virado

 

São Paulo – SP

Bando do Trem Elétrico 

A Banda do Trem Elétrico, do Sindicao dos Metroviários, completa 40 anos e vai realizar o tradicional desfile pelas ruas da capital de São Paulo (descida rua Rua Augusta com dispersão em frente ao Teatro Municipal) no dia 9/2, sexta-feira de Carnaval.

O tema deste ano é a denúncia Contra a Privatização! Fundada em 6 de fevereiro de 1984 a Banda é animada pelo trio elétrico e será acompanhada por foliões de diversas categorias e do movimento popular que luta contra a privatização.

Quando: Sexta-feira (9), a partir das 18h, desfile a partir das 20h
Quanto: Grátis
Onde: Rua Luis Coelho, esquina com a Rua Augusta