Sexta-feira 13 é dia de luta contra os acidentes na Petrobrás

Uma história macabra, com cenas de sangue, terror e suspense. Na Petrobrás, parece que todo dia…

Imprensa da FUP

Uma história macabra, com cenas de sangue, terror e suspense. Na Petrobrás, parece que todo dia é sexta-feira 13. E daquelas horripilantes! Mutilações, esmagamentos, queimaduras, eletrificações, intoxicações por gases… Parece até enredo de filme de terror, mas é a realidade nua e crua dos trabalhadores que atuam no Sistema Petrobrás. Nos últimos dez anos, foram 195 mortes por acidentes de trabalho na empresa, sendo que 163 com trabalhadores terceirizados.

Quando não matam, os acidentes mutilam. Se escapam desta barbárie, os trabalhadores ainda correm o risco de engrossar a lista dos que adoecem. Doenças ocupacionais graves e crônicas, causadas por agentes químicos e nocivos. Há ainda os casos rotineiros de trabalhadores que circulam enfaixados ou engessados pelas refinarias, terminais, plataformas e escritórios. Tudo isso acontece na Petrobrás, empresa que coleciona recordes e títulos que engrandecem e orgulham o povo brasileiro. Essa grandiosidade, no entanto, tem sido construída às custas da saúde e muitas vezes das vidas e sangue dos trabalhadores, principalmente os terceirizados.

A pauta de reivindicações da categoria tem uma série de cláusulas que alteram essa realidade, mas a Petrobrás nega-se a atendê-las. Nesses dois meses de negociação com a FUP, não houve nenhum avanço significativo em relação às reivindicações de saúde, segurança, efetivos, igualdade de condições de trabalho para os terceirizados, entre outras questões sociais.

Nesta sexta-feira 13, os petroleiros vão exigir um basta ao horror de mortes, acidentes e doenças ocupacionais. Chega de terceirização de riscos e de insegurança! Os trabalhadores não podem viver sob o medo diário de não saberem se chegarão sãos e salvos em casa ao final do expediente. Esse terror tem que acabar! A categoria exige um basta à política macabra do SMS, que tem ceifado a vida de dezenas de companheiros, como o personagem Jason do clássico filme de terror “Sexta-feira 13”.