Setor Privado: Representação Sindical é encaminhada para CCT Conceitual

Trabalhadores irão construir ACT em conjunto com o Sindicato.

O Sindipetro PR e SC enviou nesta quarta-feira (24) a representação sindical para a CCT Conceitual, empresa que presta serviços na Usina do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul. No dia 17 de agosto, os trabalhadores já haviam se reunido com o  assessor sindical, Paulo Antunes, e os diretos sindicais, Luciano Zanetti e João Felchak, na sub-sede do Sindicato, para solicitar a representação.

No encontro, a categoria informou para os diretores suas demandas e alegou não ter conhecimento total de seus direitos, pois estão sem cópia do contrato de trabalho assinado. Ainda segundo os funcionários, a empresa não está pagando direitos básicos, além de sofrerem ameaças constantes por parte do preposto da companhia.

Os trabalhadores também demonstraram preocupação com o pouco tempo de treinamento teórico e prático para operar as unidades operacionais da SIX. Enquanto funcionários próprios recebem treinamento superior a doze meses, estes receberam apenas três meses teóricos e mais um mês prático e serão obrigados a assumir os riscos do processo sozinhos.

A reunião também foi uma oportunidade para apresentar o Sindipetro PR e SC, juntamente com o seu histórico de luta sindical. O Sindicato agora aguarda o retorno da CCT Conceitual para dar início nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho/2022.

 

[Por Juce Lopes – Sindipetro PR/SC]