Servidores Públicos de Pernambuco contra leilão de petróleo

Sindsep-PE

O SINDSEP-PE (Sindicato dos Servidores Públicos), a FUP, o Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e da Paraíba, a CUT e outras entidades sindicais protocolaram semana passada um documento, na Presidência da República, solicitando o cancelamento do leilão para exploração do petróleo, previsto para acontecer mês que vem.

O sindicato é contra esse leilão, regido pela Lei 9478/97, que estabelece que as empresas exploradoras de petróleo devem ficar com 90% do lucro e repassar apenas 10% para o Estado. Em outros países, o Estado fica com cerca de 60% a 80% do lucro do petróleo.

Para o coordenador geral do Sindsep-PE, Sérgio Goiana, essa divisão do lucro do petróleo é injusta. “O país poderia estar numa situação bem mais confortável se esse lucro com a exploração do petróleo fosse maior e, lógico, fosse investido em áreas estratégias como saúde, educação, segurança, transporte, habitação etc”, pontua o sindicalista.

O leilão de petróleo previsto para outubro é para a exploração da área de Libras, na Bacia de Santos. A estimativa é que exista no local cerca de 15 bilhões de barris de petróleo. O número é extremamente significativo, tendo em vista que nos últimos 60 anos a extração de petróleo no país foi de 20 bilhões de barris.