Servidores federais lotam Esplanada dos Ministérios e pressionam por avanço em negociações da pauta unificada

Cerca de 8 mil trabalhadores do Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil participaram de marcha na quinta-feira, 16





CUT

A 3ª marcha unificada em defesa dos servidores e serviços públicos reuniu nesta quinta-feira, na Esplanada dos Ministérios, cerca de 8 mil trabalhadores do Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil. Mobilizados, os servidores promoveram uma vigília em frente ao Ministério do Planejamento onde aguardaram o resultado de uma reunião com o secretário de Relações do Trabalho, Duvanier Ferreira. Representantes do fórum que reúne mais de 30 entidades nacionais, entre elas a Condsef, solicitaram avanços nos processos de negociação em curso. Entre as reivindicações está o início imediato dos debates sobre política salarial para a administração pública. As entidades se uniram para solicitar também a instalação de um processo de negociação para resolver impasse com administrativos da educação em greve no país. Nesta sexta a Condsef realiza mais uma plenária nacional. Na atividade, representantes da base vão avaliar o movimento e apontar ações para reforçar a luta dos servidores. 

No sábado, 18, a Condsef participa de uma reunião ampliada com o fórum de entidades que compõem a campanha salarial unificada dos federais. As entidades vão analisar as atividades desta semana e construir novo calendário de ações para fortalecer a mobilização dos servidores. O objetivo é garantir atendimento dos seis eixos que fazem parte da campanha em defesa dos servidores e serviços públicos. A próxima reunião unificada está agendada para o dia 7 de julho. 

Sobre instalar negociações para tratar a pauta dos servidores em greve da educação Duvanier informou que aguarda documento oficial da Fasubra que representa a categoria. Segundo informações repassadas por seus representantes, o documento já foi entregue esta manhã ao Planejamento. 

A Condsef segue participando de todas as manifestações em defesa dos servidores e serviços públicos. A entidade também segue cobrando do governo atendimento das pautas unificadas e específicas de sua base.