Série de seminários sobre o pré-sal teve última etapa de debates, nesta sexta, em Santos

As perspectivas, propostas e projetos para o Litoral Sul Paulista fora os temas do debate…











Imprensa da FUP

Nesta sexta-feira, dia 03 de setembro, foi realizada a quinta e última etapa do 2º Seminário “Pré-Sal e a Nova Lei do Petróleo – Desafios e Possibilidades”, na cidade de Santos. A série de seminários que percorreram vários estados do Brasil, foi idealizado pela FUP, e realizado pela MGiora Comunicação e pela Petrobrás.

Desta vez, o debate foi focado nas perspectivas, propostas e projetos do litoral sul paulista para o pré-sal. Além do coordenador da FUP, João Antonio de Moraes, os convidados para o seminário foram os prefeitos das cidades de São Vicente e Guarujá, Tércio Garcia e Maria Antonieta de Brito, o Secretário de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos, Marcio Antonio Rodrigues, o Secretário de Emprego e Desenvolvimento Sustentável de Cubatão, Benito Santiago Martinez e o gerente do Ativo de Produção Norte da Unidade de Operações da Petrobrás na Bacia de Santos, Mauro Roberto da Costa. O jornalista Paulo Henrique Amorim foi o mediador do debate.

A série de seminários idealizada pela FUP cumpriu o objetivo de ampliar e fortalecer a discussão sobre a importância estratégica do pré-sal para a soberania nacional. O evento também contribuiu para a divulgação da proposta de legislação construída pelos movimentos sociais para garantir o controle estatal e social sobre as reservas de petróleo e gás natural.

Em cada etapa do seminário, um tema diferenciado foi abordado. Em São Paulo, o tema foi “O pré-sal e os desafios econômicos e sociais do Brasil”. No Rio de Janeiro, o debate abordou “O pré-sal e o desenvolvimento social sustentável do Brasil”. A terceira etapa do seminário aconteceu em Vitória, no Espírito Santo, com o tema “O pré- sal e o desenvolvimento econômico regional”. A Bahia sediou a quarta etapa dos debates, que ocorreram na cidade de Salvador, abordando “Geração de emprego e renda”.

Como nos eventos anteriores, a última etapa do seminário teve a participação de trabalhadores, estudantes, movimentos sociais, acadêmicos, especialistas e representantes do poder público.