Seminários organizados pela FUP debateram responsabilidade social com a militância sindical

Apesar de ser a primeira empresa brasileira a se comprometer a seguir as diretrizes da ISO 26000, a Petrobrás prega uma coisa e pratica outra





Imprensa da FUP

A FUP concluiu no último dia 13, em Porto Alegre, o ciclo de seminários que discutiu com os trabalhadores e lideranças sindicais a recém criada ISO 26000, que trata sobre responsabilidade social. Os seminários começaram em junho por São Paulo e foram realizados também no Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Vitória, além de Porto Alegre. Com participação de sindicalistas e profissionais do grupo de trabalho que elaborou a norma internacional, o evento foi importante para pautar o debate da responsabilidade social na agenda dos petroleiros, ao discutir as implicações da ISO 26000 nas relações de trabalho.

A norma, por exemplo, orienta as empresas a garantir condições seguras e decentes de trabalho; priorizar a contratação direta de trabalhadores; intervir para que não haja precarização do trabalho terceirizado; reconhecer as representações dos trabalhadores, convenções coletivas, organizações por local de trabalho, sempre tomando como referência as diretrizes apontadas pela OIT, que nem sempre são respeitadas na relação capital x trabalho.

Petrobrás prega uma coisa e pratica outra

Os petroleiros conquistaram no último acordo coletivo o compromisso da Petrobrás em realizar um fórum conjunto com os trabalhadores para debater sua política e suas ações de responsabilidade social. Apesar de ser a primeira empresa brasileira a se comprometer a seguir as diretrizes da ISO 26000, a Petrobrás prega uma coisa e pratica outra, como ações antissindicais, condições inseguras de trabalho, assédio moral, entre outros ataques aos trabalhadores, que estão na contramão da norma de responsabilidade social.

Na pauta de reivindicações deste ano, os petroleiros têm um capítulo específico, que dispõe sobre diretrizes e práticas de responsabilidade social em todo o Sistema Petrobrás e também na Petros, tendo como referência os princípios da ISO 26000. 

O material do seminário que discutiu a Norma Internacional de Responsabilidade Social está disponível na internet, acessando: http://fupresponsabilidadesocial.mgiora.com.br