Seminário Nacional dos Aposentados é marcado por grande participação de delegados

Nos dias 14 e 15 de agosto, a FUP realizou em Salvador, na Bahia, um seminário nacional…





Imprensa da FUP

Nos dias 14 e 15 de agosto, a FUP realizou em Salvador, na Bahia, um seminário nacional que discutiu experiências importantes de organização dos aposentados e pensionistas, integração com as lutas sindicais, projetos de socialização e de cooperação, além de questões relacionadas à Petros e à AMS. O evento reuniu cerca de 100 petroleiros de várias regiões do país, representando os sindicatos da FUP e as oposições reconhecidas. O seminário contou com a presença do diretor de Seguridade da Petros, Maurício França Rubem, que integrou a mesa de abertura, ao lado do coordenador da FUP, João Antônio de Moraes.

Os debates contaram com a participação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da CUT (Sintap), Epaminondas Luis; do presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical (SINDNAP), João Batista Inocentini; e do presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (COBAP), Warley Gonçalles. Eles ressaltaram a importância destas entidades na organização dos aposentados e nos embates políticos e lutas sindicais por melhores condições de vida, ampliação de direitos e recomposição dos valores dos benefícios pagos pelo INSS.

Alguns sindicatos da FUP relataram experiências positivas dos Departamentos de Aposentados e Pensionistas na socialização e integração dos petroleiros, assim como no desenvolvimento de projetos sociais comunitários, de solidariedade e cooperação. Os palestrantes também ressaltaram a importância da integração dos aposentados petroleiros com os aposentados de outras categorias, bem como a participação nas lutas e mobilizações.

Ao final do seminário, os participantes e dirigentes sindicais deliberaram pela continuidade dos debates no Conselho Nacional dos Aposentados e Pensionistas, onde também serão discutidas ações e proposições em relação aos principais temas enfocados no seminário. A FUP definirá a data e o local da próxima realização do Conselho e repassará para todos os sindicatos a íntegra do seminário, que foi gravado e cujos vídeos também estarão disponíveis em breve na internet. 

FUP e especialistas debatem organização nacional de aposentados