Seminário na Bahia discute a relação entre a Petrobrás e a Ditadura Militar

No dia 1º de dezembro, será realizado em Salvador o seminário “O caso da Petrobrás e a ditadura empresarial militar”. O evento, promovido pela Associação Brasileira dos Anistiados Políticos do Sistema Petrobrás (ABRASPET) e pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou a participação da Petrobrás durante a Ditadura Militar.

Durante o seminário, pesquisadores de diferentes estados do país irão debater e divulgar os resultados dessa pesquisa, que foi realizada entre novembro de 2021 e julho de 2023. O evento contará com mesas de discussões sobre violações ocorridas no período da ditadura, além dos desafios enfrentados pelo sindicalismo petroleiro.

O Sindipetro Bahia, juntamente com outras entidades como Aepet-BA e Abraspet, apoia a realização desse seminário e destaca a importância de lembrar os danos causados pela ditadura para evitar sua repetição. Um manifesto em defesa da memória, verdade, justiça e reparação será lido e aprovado durante o evento.
O seminário acontecerá no Auditório da ABRASPET, localizado no Centro Empresarial Iguatemi, na Av. Tancredo Neves, nº. 274, Bloco B, Sala 105. A participação de todos é fundamental nessa discussão.

Programação:

– 8h30: Mesa de abertura
– 10h: Apresentação dos resultados da pesquisa sobre a Petrobrás no contexto da ditadura
– 13h: Resultados e repercussões da pesquisa em debate: violações e formas de reparação
– 15h15: Passado e presente: desafios do sindicalismo petroleiro
– 16h30: Leitura e aprovação de manifesto em defesa de memória, verdade, justiça e reparação