Seminário dos petroleiros do setor privado começa com homenagem a Lourenzon

O evento reúne dirigentes sindicais da FUP e de seus sindicatos filiados, além de assessorias, para discutir a organização dos trabalhadores petroleiros de empresas privadas e debater estratégias para as campanhas deste importante segmento da categoria

[Da imprensa da FUP]

Começou nesta sexta-feira, 05, em Vitória, capital do Espírito Santo, o Seminário Nacional que está discutindo a organização sindical e as lutas dos trabalhadores petroleiros de empresas privadas do setor de óleo e gás.

Por unanimidade, as delegações aprovaram homenagear o sindicalista Luiz Antônio Lourenzon, batizando o seminário com o seu nome. Lourenzon faleceu no dia 20 de abril, vítima de um infarte, durante o seu primeiro embarque, na Bacia de Campos.

O seminário reúne dirigentes sindicais da FUP e de seus sindicatos filiados, além de assessorias, para discutir a organização dos trabalhadores petroleiros de empresas privadas e debater estratégias para as campanhas deste importante segmento da categoria.

O coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, participou da solenidade de abertura do evento, destacando a importância de se unificar estratégias de ação sindical e uma política nacional para os petroleiros de empresas privadas que atuam como operadoras no Brasil e/ou que prestam serviço para o Sistema Petrobrás.

“Daqui, irão sair várias propostas que irão orientar a FUP e nossos sindicatos na construção de planos de luta e pautas de reivindicações para ampliar os direitos desses companheiros e companheiras”, afirmou Bacelar.

Este é o primeiro Seminário Nacional dos Petroleiros do Setor Privado realizado de forma presencial, desde 2020, quando as reuniões passaram a ser virtuais, em função da pandemia da Covid-19. O evento prossegue até amanhã (06) e é voltado exclusivamente para dirigentes sindicais e assessorias. 

O objetivo principal é unificar estratégias de luta por melhores condições de trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores terceirizados que atuam na indústria de petróleo e os empregados das operadoras privadas. Além disso, o seminário debaterá uma política nacional para ampliar a representação destes petroleiros pela FUP e seus sindicatos filiados.

Confira a programação:

Sexta – 05 de Maio de 2023

14h – Recepção
14h30 – Solenidade de Abertura
15h – As empresas do setor petróleo e gás e seus trabalhadores/as – Carlos Takashi
15h30 – Aspectos da precarização das relações de trabalho na indústria do petróleo da Bacia de Campos – Maria das Graças
16h – Desafio dos petroleiros do setor privado – Radiovaldo Costa
16h30 – Terceirizações no Setor Petróleo –Arildo Hungarato
17h – Pausa para o café
18h – Debate
21h – Jantar

Sábado – 06 de Maio de 2023

09h – Realidade do Setor Privado de cada sindicato
11h – Trabalho em Grupo sobre os tema: a) Convenção Coletiva; b) Sindicalizações e Benefícios Exclusivos para Associados; c) Terceirizações na Petrobrás e no Setor Petróleo
12h – Apresentação dos trabalhos dos grupos
12h30 – Resolução e Cartilha do Setor Privado
13h – Encerramento