Seminário discutirá estratégias de defesa das empresas públicas

Será realizado no próximo 7 de junho, no San Marco Hotel, em Brasília, o seminário Em Defesa das Empresas Públicas. Organizado pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, com o apoio da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), o evento terá início às 9h e vai contar com debates sobre a realidade brasileira, análise dos projetos em trâmite do Congresso Nacional que atingem essas empresas, apresentação de pesquisa sobre percepções e valores da população sobre serviços e empresas públicas e, ao final, encaminhamento de propostas para atuação conjunta das entidades presentes. Especialistas e parlamentares participam dos painéis, além de representantes de entidades associativas e sindicais.

A abertura será feita pela coordenadora do comitê, Rita Serrano, e o presidente da Fenae, Jair Ferreira. A partir das 9h30 tem início a mesa Análise e Debate sobre a Realidade Brasileira, com a participação de Paulo Vannuchi, que representa o País na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), além de atuar na TVT e Rádio Brasil Atual. Vannuchi foi ministro-chefe da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (2005-2010) e presidiu o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, entre outras instâncias.

Da mesma mesa participa Clemente Ganz Lúcio, diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Sociólogo, Ganz também foi fundador e coordenador-técnico do Observatório Social e integra o Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho e Instituto de Economia da Unicamp (Cesit).

A partir das 11h terá início a apresentação da pesquisa Percepções e valores da população sobre serviços e empresas públicas, realizada pela Fundação Perseu Abramo. Vilma Bokany, coordenadora do Núcleo de Pesquisa da entidade, vai abordar os dados aferidos pelo estudo, em especial a questão de como serviços, bens e empresas públicas são compreendidos pela população das periferias paulistas. Vilma é mestra em Ciências Sociais pela PUC-SP e seu trabalho em Sociologia Urbana enfatiza temas ligados como exclusão social, alteridade, e direitos humanos, além de comportamento político e eleições no Brasil.

Após o intervalo de almoço o seminário retoma as atividades às 14h com dois temas: Situação Atual das Empresas Públicas e Análise de Projetos no Congresso Nacional e Articulações. A apresentação do primeiro tema será de Luiz Alberto dos Santos, advogado, professor universitário e autor do livro A Reforma da Previdência no governo Temer e o desmonte da Previdência Pública no Brasil. O outro tema será abordado por Neuriberg Dias, jornalista, analista político e assessor legislativo do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Ambos assessoram o comitê e a Fenae.

A partir das 15h30 o seminário abre o debate com os representantes das centrais sindicais e demais entidades presentes para encaminhamento de propostas de articulação conjunta no enfrentamento às ameaças que pesam sobre as empresas públicas no governo Temer. Na sequência será realizado ato em defesa dessas empresas e a aprovação de uma carta-aberta, que será divulgada à sociedade. “O seminário é uma grande oportunidade para que possamos discutir as ameaças que o governo Temer vem tentando impor às empresas públicas e as formas de resistência que adotaremos conjuntamente. Já estamos nesse caminho desde a criação do comitê, mas é preciso ampliar os debates e intensificar nossas ações para evitar novas perdas à sociedade”, destaca a coordenadora Rita Serrano.

Não há custo para inscrição no evento. As entidades podem inscrever seus representantes até 31 de maio pelo e-mail [email protected]. Para saber mais sobre o trabalho do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas acesse o site

www.comiteempresaspublicas.com.br ou a página www.facebook.com/comiteempresaspublicas

Comitê – O Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas foi criado em janeiro de 2016, inicialmente para fortalecer a luta contra o PLS 555, que mais tarde se tornaria o Estatuto das Estatais. A mobilização trouxe avanços no texto da lei e evidenciou a necessidade de uma grande organização em defesa das empresas públicas. No dia 6 de junho de 2016 foi lançada a campanha “Se é público, é para todos”, que ganhou alcance nacional. Participam do comitê as centrais sindicais CUT, CTB, Intersindical, Conlutas, UGT e Nova Central, além de centenas de entidades representativas de trabalhadores.   

Programação

9h – Abertura com Maria Rita Serrano (coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas) e Jair Ferreira (presidente da Fenae)

9h30 – Mesa Análise e Debate sobre a Realidade Brasileira, com a participação do

representante da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), Paulo Vannuchi, e do diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) Clemente Ganz Lúcio.

11h – Apresentação da pesquisa Percepções e valores da população sobre serviços e empresas públicas, realizada pela Fundação Perseu Abramo. A exposição será feita por Vilma Bokany, coordenadora do Núcleo de Pesquisa da entidade.

13h – Almoço

14h – Análise de Projetos no Congresso Nacional e Articulações. Com os assessores do comitê e da Fenae, Luiz Alberto dos Santos, advogado e professor universitário, e Neuriberg Dias, analista político e assessor legislativo do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

15h30 – Debate com os representantes das centrais sindicais e demais entidades presentes para encaminhamento de propostas.

16h30 -Ato em defesa das Empresas Públicas e elaboração de carta-aberta.

17h – Encerramento.

Inscrições até 02 de junho de 2017 pelo e-mail [email protected]

Fonte: Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas