Seminário da FUP esclarece sindicatos sobre o BPO

Cada trabalhador deve analisar individualmente sua situação antes de optar pelo novo benefício…

Imprensa da FUP

 

A FUP realizou no último dia 08 um seminário no Rio de Janeiro para esclarecer as direções sindicais sobre o Benefício Proporcional Opcional (BPO), que foi introduzido no Regulamento do Plano Petros, e as orientações que devem ser dadas aos participantes que repactuaram. O seminário contou com a participação de dirigentes e lideranças sindicais de todo o país, que esclareceram dúvidas sobre o BPO com o consultor atuarial da FUP, João Rodarte, e representantes da Petros e da Petrobrás.

Durante o seminário, a FUP reafirmou a defesa do Plano Petros-2, que foi discutido, democraticamente, com as representações sindicais, e apontou os benefícios que BPO representará para a maioria dos participantes que repactuaram. A Federação, no entanto, deixou claro que cada trabalhador deve analisar individualmente sua situação antes de optar pelo novo benefício. A FUP fará uma campanha de esclarecimento sobre o BPO, disponibilizando na internet um sistema de consultas em tempo real onde os trabalhadores poderão tirar dúvidas com o atuário João Rodarte.

O BPO é destinado somente aos participantes do Plano Petros que repactuaram e não implica em transferência ou retirada de recursos do plano antigo. O participante que optar pelo benefício pode aderir ao Plano Petros-2, que conta com todas as garantias previdenciárias e não tem teto. O trabalhador que aderir ao BPO e ingressar no PP-2 contará com duas fontes de benefício, além do INSS, quando se aposentar.