Semana de eleições sindicais em quatro grandes bases dos petroleiros

FUP

Esta semana os petroleiros vão às urnas em importantes bases de representação dos trabalhadores do Sistema Petrobrás e do setor privado. É o momento de avaliar os compromissos e a atuação sindical dos que pleiteiam liderar as lutas da categoria e escolher os candidatos que de fato defendem os interesses dos petroleiros, seja nos fóruns de negociação, nos embates com os patrões ou nas intervenções políticas.  

Em Minas Gerais, a eleição começou segunda-feira, 05, e prossegue até sexta, 09. A FUP, a CUT e a CTB apoiam a Chapa 1, formada por integrantes da atual diretoria.

No Paraná/Santa Catarina, o voto dos petroleiros é para ratificar a chapa única, cuja eleição foi iniciada dia 05 e prossegue até sexta-feira, 09.

No Rio de Janeiro, a eleição para a nova diretoria do Sindipetro-RJ também começou na segunda-feira, 05, e prossegue até quinta, 08. A FUP e seus sindicatos apoiam a Chapa 2, formada pela oposição, que luta pela reconstrução da unidade nacional.

No Norte Fluminense, a eleição para a próxima diretoria do Sindipetro-NF começou sábado, 03 de maio, e será concluída no dia 23. A FUP, a CUT e a CTB apoiam a Chapa 1, que é encabeçada pelo companheiro José Maria Rangel, atuante liderança sindical da categoria, que é referência nacional nas lutas por condições seguras de trabalho no setor petróleo.

No último dia 03, foi concluído o processo eleitoral no Sindipetro-ES, onde duas chapas do campo da FUP e da CUT disputaram a diretoria do sindicato, voto a voto. Venceu a Chapa 1, que elegeu o petroleiro  Paulo Rony, o novo coordenador do Sindipetro.

Em abril, os petroleiros do Rio Grande do Sul também foram às urnas e elegeram a chapa fupista, reconhecendo a importância da unidade nas conquistas da categoria.

Em março, o Sindipetro-BA foi outro sindicato fupista que passou por um importante processo eleitoral, onde mais de 60% dos votos foram para a chapa apoiada pela FUP, CUT e CTB.

O fortalecimento da unidade é o caminho que está sendo apontado pelos trabalhadores nas urnas para avançar nas lutas e conquistas.

A FUP deseja a todos os sindicatos que as eleições transcorram com tranquilidade, de forma democrática e com atuante participação da categoria.