Sem participação dos trabalhadores, Câmara aprova reestruturação dos Correios

Após um debate acalorado e muitas manifestações, os parlamentares aprovaram a MP que a altera o Estatuto dos Correios, abrindo a possibilidade para atuação no exterior…





CUT

Escrito por William Pedreira

Trabalhadores ligados a Fentect/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares) ocuparam nesta terça (23) as galerias da Câmara dos Deputados onde estava sendo votada a Medida Provisória nº 532/11, que amplia as áreas de atuação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Após um debate acalorado e muitas manifestações, os parlamentares aprovaram a MP que a altera o Estatuto dos Correios, abrindo a possibilidade para atuação no exterior, constituir ou adquirir outras empresas subsidiárias, além de explorar serviços de logística integrada, financeira e postais eletrônicos. Segundo representantes ligados ao governo tudo isso será feito em nome da ‘modernização’.

O secretário geral da Fentect, José Rivaldo da Silva, vê estranheza e incoerência nas argumentações do governo que fala em modernidade, mas esquece que há hoje de um déficit de 30 mil funcionários e de investimento na própria linha de produção do ponto de vista operacional.

“Nossa expectativa é que nenhum trabalhador venha sofrer as consequências de todas estas mudanças. Queremos sim, aperfeiçoar a empresa, possibilitando a melhora na qualidade do serviço. Mas que isso seja feito com o envolvimento e a participação dos trabalhadores, pensando em garantias dos empregos e novos investimentos na própria infraestrutura dos Correios”, reivindica Rivaldo.

Com a Medida aprovada na Câmara não há possibilidade de alterações. Rivaldo informou que a entidade solicitou a secretaria geral da Presidência um espaço de discussão para organizar ações e alternativas que garantam os direitos dos trabalhadores. Umas das opções seria, segundo Rivaldo, a inclusão destas questões dentro do acordo coletivo.