Sem acordo em audiência no TST, greve dos trabalhadores da EBC pode ir a julgamento

Rede Brasil Atual

Após ato realizado na tarde desta quinta-feira (21), em frente do Palácio do Planalto, representantes dos trabalhadores da EBC foram recebidos pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. “Colocamos para a ministra a importância de se fechar um acordo que traga avanços para a categoria e ela deixou claro que as negociações financeiras são feitas pela empresa com o Ministério do Planejamento, mas se comprometeu a dialogar internamente no governo para tentar algum avanço”, afirma o coordenador-geral do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Jonas Valente.

Em greve desde o dia 7, os trabalhadores da EBC em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro  reúnem-se em nova assembleia amanhã (22), às 13h. A retomada da audiência de conciliação entre os trabalhadores da Empresa Brasil Comunicação (EBC) e representantes da empresa, ontem (20), no Tribunal Superior do Trabalho (TST), terminou sem acordo. O vice-presidente do TST, ministro Barros Levenhagen, fixou prazo de três dias para tentativa de entendimento entre as partes. Caso isso não aconteça, o dissídio irá a julgamento.

A falta de acordo está relacionada à compensação dos dias parados. Os trabalhadores reclamam também da ameaça de corte de ponto. Na audiência de conciliação, a EBC aceitou a compensação de seis dias, mas descontaria os outros sete dias de paralisação em sete parcelas mensais, a partir de janeiro de 2014. “Aceitamos a compensação de horas não trabalhadas (e não dias), já que alguns trabalhadores que estão em greve não têm plantões aos finais de semana, e não devem pagar por isso”, afirma Valente.

Segundo o representante da Comissão Nacional dos Empregados Edvaldo Cuaio, os trabalhadores estão tentando uma reunião com o presidente da empresa, Nelson Breve, a fim de evitar o julgamento da greve. “Estamos em assembleia permanente e abertos ao diálogo, queremos resolver esse impasse”, afirmou.

Procurada, a EBC não se manifestou.

Segundo informações do sindicato, cerca de 600 trabalhadores estão em greve. A EBC tem 2.151 funcionários e é responsável pelo funcionamento da Agência Brasil, Portal EBC, TV Brasil e oito emissoras de rádio, entre outros.