Seis meses depois: trabalhadores de PNA-2 enviam novo manifesto reafirmando insegurança na Bacia de Campos

O manifesto é uma reafirmação da CARTA ABERTA enviada ao Sindipetro NF há seis meses atrás.





Sindipetro NF

Trabalhadores de PNA-2 enviaram nova CARTA ABERTA para protestar contra a gestão das plataformas de Namorado. O manifesto é uma reafirmação da CARTA ABERTA enviada seis meses atrás ( a primeira versão chegou ao sindicato em 22 de janeiro de 2011 – leia aqui ) com mais denuncias de privilégios, autoritarismo e insegurança.

O sindicato orientou as plataformas a seguirem o exemplo das plataformas de Namorado, Vermelho e Chernes que tem enviado com frequência ao sindicato denuncias que colocam à publico o descaso com a segurança e a ambiência.

Todas as denuncias serão novamente encaminhadas pelo sindicato à fiscalização.

Leia a integra a Segunda Versão da CARTA ABERTA de PNA-2:

Carta aberta de PNA-2 – Versão 2

“Investimos constantemente para cuidar de algo que tem valor incalculável para a Companhia: pessoas.”
Onde estão os investimentos? Na unidade de PNA-2 estão cortando, proibindo ou discriminando tudo.

1. EPI´s, pois constantemente faltam, uniformes, luvas, óculos, botas, etc;
2. Equipe de limpeza e arrumação (conseqüentemente a plataforma está sendo completamente mal conservada. Banheiros sujos, sala de controle suja, área industrial suja, escritórios sujos, etc.);
3. Qualidade, quantidade e variedade dos alimentos (diminuiu muito) existindo diferenças entre Unidades;
4. Geplat Jorge come um suculento hambúrguer, em sua sala e ainda debocha falando que para ter um basta ser Geplat e nos Pontos de lanche somente lanche frio sem manteiga e com meio queijo..
5. Falta de Personal training;
6. Cortaram completamente os cursos (nosso desenvolvimento profissional).
7. Transferência de responsabilidade para a contratada diminuindo os funcionários BR embarcados para que possam impor situações fora da regra de segurança.
8. Ditadura, Geplat e Gerente de OP querendo trabalhar na base do “EU MANDO E VOCÊS TÊM QUE OBEDECER”
9. Geplat Jorge forçando a barra para quitar pendência da CIPA ainda Sem Concluir o Serviço EX: WIND BRAKE foi dado baixa sem concluir, ludibriando Cipista.
10. Geplat Jorge tomando decisões sem consulta os outros dois Geplat´s, inclusive fazendo alterações dando baixa e cancelando documentos em terra na sua folga.
11. Trabalhando com Força de Trabalho abaixo do mínimo para não pagar horas extras;
12. Operadores de facilidade elétrica acumulando as funções elétricas e não elétricas; 
13. Proibição dos TLTS de trabalhar com embarcações à noite transferindo a responsabilidade para a contratada, somente por não querer pagar horas extras,
14. Transferência de empregados com redução de mão de obra.

Essas são apenas alguns dos problemas, pois existem muito mais problemas ligados a segurança, habitabilidade e bem-estar da unidade.
Com um discurso: “Quem não está satisfeito PEDE PRA SAIR”,
Com uma chefia intimidadora e autoritária;
Com a constante insegurança: “se eu falar o que penso serei punido”;
Direitos suprimidos e deveres aumentando, tudo em nome de “corte de despesas”.
Então por favor, nos respondam, em um momento de TOTAL contenção de despesas, as custas da nossa saúde física e psicológica, onde podemos ver a responsabilidade social e os investimentos nas pessoas?
Que valor social pode-se acreditar se ainda temos problemas como empregados de Contratada (Imetame) sendo descontados de EPI´s, falta de material para trabalhar e ETC.

Problemas em PNA-2:
1- Habitabilidade: 
a. Precariedade das instalações da sonda: 
Banheiros com contínuas interdições devido a vazamentos causados por tubulações em precário estado de conservação; 
b. Banheiros de área e casario em péssimas condições de utilização e com constantes entupimentos; 
c. Reforma do casario paralisado. Necessidade de adequação ao anexo 02 da NR 30;
2- Falta de telefones para atendimento de ligações externas para contratadas (ramais internos para receber ligações externas hoje têm que se deslocar por todo o casario para atender somente na sonda, Imetame proibiu os funcionários de atender telefonemas no horário de trabalho.);
3- Torre do Flare: queda contínua de competentes em alto estado de corrosão (já retirados vários componentes que estavam na iminência de queda deixando vários trechos sem proteção (guarda corpo, passarela e etc). Hoje está interditado ao acesso desde o seu 1º patamar;
Estamos neste momento com falta de operadores de facilidade, onde a coordenação está implorando a quem está de folga para vir trabalhar extra para atender as demandas.
Sabemos que grande parte dos problemas acima citados já está na PLANILHA WBS. Desejamos saber quando efetivamente serão solucionados. Queremos ouvir que nossos problemas serão resolvidos e não só mapeados ou incluídos em planilhas. 

Funcionários de PNA2