Segurança, terceirização e AMS são destaques nas comissões de negociação com a Petrobrás

Confira as principais questões tratadas pela FUP nas Comissões de negociação com a Petrobrás, entre os dias 21 e 25 de fevereiro…





Imprensa da FUP

A FUP e seus sindicatos voltaram a se reunir com os representantes da Petrobrás, em mais uma etapa de negociação permanente com a empresa. As reuniões aconteceram entre os dias 21 e 25, durante as Comissões que tratam das demandas da categoria em relação ao SMS, Terceirização, AMS, Regimes e Jornadas, assim como o Acompanhamento do Acordo Coletivo de Trabalho.Veja abaixo os principais pontos destacados pela FUP nas reuniões:

Comissão de SMS – A FUP cobrou uma resposta da Petrobrás em relação à realização do Fórum de SMS, um dos principais compromissos assumidos pela empresa no Termo Aditivo acordado no ano passado, durante a campanha salarial. A Federação já apresentou à Gerência de RH sua proposta de formatação do Fórum, onde ressalta os temas que devem ser abordados nas mesas de debates e cobra a participação do presidente da Petrobrás, da diretoria da empresa, assim como dos gerentes executivos de SMS de todo o Sistema. A FUP voltou a ressaltar a necessidade do Fórum discutir com as representações sindicais um novo modelo de gestão para o SMS, sem escamotear os fatos denunciados pelos trabalhadores. O RH informou que a proposta de formatação apresentada pela FUP aguarda avaliação da diretoria da Petrobrás e se comprometeu a concentrar esforços para que o fórum seja realizado até o final de março.

Comissão de Terceirização – A proteção dos direitos dos trabalhadores terceirizados contra a precarização gerada pelo atual modelo de contratação da Petrobrás e a garantia do pagamento de suas verbas rescisórias, impedindo o calote das empresas, foram os dois principais pontos destacados pela FUP. Como nas reuniões anteriores, a Petrobrás tentou desqualificar as principais reivindicações e cobranças dos trabalhadores. A empresa se comprometeu a apresentar à FUP e aos sindicatos a forma como excluirá das licitações as prestadoras de serviço que têm divídas trabalhistas. A Federação reconheceu que esta é uma importante conquista, mas ressaltou que não é suficiente para impedir que os trabalhadores sofram calotes. A FUP destacou que o fundo garantidor é o melhor mecanismo para proteger os terceirizados. Uma conquista da campanha reivindicatória de 2009, mas que até hoje não foi implementada.

Comissão de AMS – A FUP cobrou providência imediata para solucionar os diversos problemas que têm sido relatados pelos trabalhadores. Situações que vão desde a burocracia e a ineficiência do atendimento, até longas filas de espera para cirurgias. A FUP propôs várias alternativas para sanar estes problemas, ressaltando a necessidade da Petrobrás implantar o Comitê Permanente da AMS, assim como as Comissões Locais. A participação dos trabalhadores na gestão do programa garantirá que a assitência médica contribua de fato para a melhoria da qualidade de vida dos usuários.