SEGURANÇA NO TRABALHO OFFSHORE: Sindicalista mexicana fala sobre os danos do neoliberalismo

“O neoliberalismo é um sistema que busca lucro a qualquer custo, não importa aos patrões as condições do trabalhador”, disse Norma Gomez





Sindipetro-NF

Com uma apresentação que incluiu fotos e vídeos fortes sobre acidentes na indústria do petróleo, a professora da universidade nacional autônoma  e assessora do Sindicato dos Eletricitários do México, Norma Gomez, fez uma avaliação sobre “os impactos do neoliberalismo” nas relações de trabalho, durante o painel Organização Sindical e Condições de Trabalho na Indústria do Petróleo, na Conferência Sindical Internacional Segurança no Trabalho Offshore.

“O neoliberalismo é um sistema que busca lucro a qualquer custo, não importa aos patrões as condições do trabalhador”, disse.

Ela falou ainda sobre a responsabilidade dos sindicalistas, que têm que ser “bons negociadores” para obter benefícios para os trabalhadores. “O trabalhador por vezes não denuncia, com medo de represália, e para isso há sindicato. Mas quando detectamos uma anomalia no lugar do trabalho, temos que falar. Temos que implantar uma cultura de prevenção”.

A sindicalista também chamou a atenção, por meio de imagens e relatos de casos, sobre as consequências graves que, por vezes, um caso aparentemente  pouco ofensivo pode provocar. Um dos exemplos reais citados foi o de um trabalhador que sofreu uma lesão no braço, acreditou que não era nada grave, mas, depois descobriu ser diabético. A ferida não cicatrizou e o petroleiro acabou por perder o braço. Sob depressão em razão da mutilação, o trabalhador morreu.

CLIQUE AQUI E ACOMPANHE AO VIVO A CONFERÊNCIA