Segundo dia do encontro que discute a questão da energia nacional ocorre de forma aberta e promove debate entre todos

A Plataforma Operária Camponesa realiza o Seminário em parceria com organizações sindicais e movimentos sociais e tira como resultado dos debates desta manhã uma concordância no que diz respeito à essencialidade em discutir as questões da energia e educação para que a sociedade brasileira possa se libertar por meio do conhecimento e assim consiga alcançar sua soberania.

 

Deve-se fazer um alerta sobre a importância da educação pública: tanto escolas, como faculdades. Todos devem tomar cuidado e lutar para que a educação não seja mais vista como uma mercadoria. Devemos politizar o debate. 

 

Há o desafio de levar o debate e todos os pontos de discussão, sobre a necessidade de manter o Pré-Sal e a Petrobrás públicos, lutar contra a entrega; e sobre a educação, como denunciar o projeto de “escola sem partido”, que visa claramente censurar qualquer tipo de debate, crítica e construção de cidadãos politizados, informados e com senso crítico; essas questões não podem ficar apenas entre pessoas politizadas: envolvidas com partidos, sindicatos, movimentos sociais. Devemos fazer esse debate entre toda a população. Até mesmo nas pessoas que estão descrentes da política e dizem que “não acreditam em políticos”.

 

Segundo Juçara Dutra Vieira (CNTE), a educação teve pequenos avanços nos governos democráticos populares do PT. Houve investimento em educação e este ponto pode ser um dos que estimularam a direita partir para o golpe, afinal, eles não querem investir em educação. Lembrar que agora eles estão apelando para o projeto de lei da Escola com Mordaça.