Saiba o resultado do processo eleitoral no Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia

Assembléia dia 16 irá consolidar deliberações das eleições e do Congresso Estadual da Categoria…





Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia

A categoria química e petroleira participou ativamente do processo eleitoral do Sindicato dos Químicos/Petroleiros (BA), em seu terceiro escrutínio, que aconteceu de 04 a 08 de julho. A eleição da direção do Sindicato dos Químicos/Petroleiros (BA), se deu através da proporcionalidade conforme critérios que foram estabelecidos no Congresso da categoria.

Acompanhe abaixo o resultado final das eleições, nos dois setores: químico e petroleiro.

Assembléia dia 16

O Congresso da categoria, que aconteceu nos dias 29 e 30 de junho,  no Hotel Sol Bahia Atlântico, decidiu pela realização de uma assembleia de dissolução do Sindicato dos Químicos/Petroleiros (BA). A assembleia será realizada em conjunto com toda a categoria, no sábado 16 de julho, na sede do Sindicato, às 9h. A Comisão eleita no Congresso convocou duas assembleias de criação dos dois Sindicatos. Uma para criação do Sindicato dos Químicos, que acontecerá também no sábado, às 10h (em segunda convocação às 10h30) e outra do Sindicato dos Petroleiros, convocada também para o dia 16/07 às 10h30 (em segunda convocação às 11h). Os editais de convocação das assembleias foram publicados no jornal A Tarde e no Diário Oficial da União no dia 05/07 e retificados em editais publicados no dia 07/07.

Dissolução do Sindicato Unificado

Já é realidade. O Congresso decidiu pelo dissolução e desmembramento do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Químico/Petroleiro (BA). A decisão da dissolução e desmembramento se deu a partir de uma tese conjunta apresentada por todas as forças políticas que compõem a junta governativa do atual Sindicato, intitulada “Uma nova organização sindical dos trabalhadores do ramo químico e petroleiro da Bahia é possível. Propostas para mudar a atual estrutura e organização sindical dos trabalhadores do Ramo Químico e Petroleiro do Estado da Bahia”. Durante o Congresso foi criada também uma comissão composta por oitos membros da Junta Governativa, sendo quatro de cada chapa,que ficará responsável por acompanhar diretamente todo o processo de dissolução do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Químico/Petroleiro (BA), a criação dos outros dois Sindicatos, inclusive a separação do patrimônio material. Ficou decidido ainda que será contratada uma empresa especializada para acompanhar a questão da divisão patrimonial. Esta comissão também discutirá com o Sintec (entidade que representa os trabalhadores do Sindicato) o destino dos funcionários no processo de desmembramento. Durante o Congresso, foram inscritos 307 delegados, sendo que destes 27 mulheres.