O evento é voltado para os dirigentes sindicais e os trabalhadores de base, com o objetivo de elaborar propostas para o fortalecimento das empresas do Sistema e construir uma pauta unificada de luta
[Da imprensa da FUP]
Pela primeira vez, a organização sindical petroleira realiza um debate técnico e político para discutir a reconstrução do Sistema Petrobrás, a partir do fortalecimento de suas subsidiárias. Trata-se do Seminário Nacional dos Trabalhadores das Subsidiárias do Sistema Petrobrás, que acontece quinta (02) e sexta-feira (03), na sede da FUP, no Rio de Janeiro, com participação de trabalhadores da Transpetro, das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (Ansa e demais unidades), da Petrobrás Biocombustível (PBIO), da Termobahia e da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG).
O evento é voltado para os dirigentes sindicais e os trabalhadores das bases da FUP, com o objetivo de debater a situação atual das subsidiárias do Sistema Petrobrás, elaborar propostas para o fortalecimento das empresas e construir uma pauta unificada de luta para avançar na reconstrução da estatal e nas conquistas de direitos da categoria.
Durante o seminário, os trabalhadores participarão de mesas temáticas e de grupos de trabalho com assessoria do Jurídico da FUP, do Dieese e do Ineep. Veja abaixo a programação:
02 de maio|quinta-feira
09h – Abertura
09h30 – Mesa 1 – A conjuntura política e o diagnóstico das subsidiárias e dos trabalhadores – Quais as dificuldades/entraves encontrados na gestão das subsidiárias do Sistema Petrobrás?
Com participação de representantes dos trabalhadores nos Conselhos de Administração da Petrobrás e da Transpetro e das empresas subsidiárias do Sistema Petrobrás
12h – Almoço
14h – Mesa 2 – A importância das subsidiárias para o futuro do Sistema Petrobrás – “As subsidiárias que queremos”
Com participação de técnicos do Dieese e do Ineep e do Jurídico da FUP
16h – Mesa 3 – Apresentação/atualização dos debates e iniciativas que já estão acontecendo
03 de maio|sexta-feira
09h – Divisão em 3 grupos de trabalho para construção do plano de ações
12h – Almoço
14h – Apresentação dos trabalhos dos grupos e construção da resolução e cartilha das subsidiárias