Após a greve nacional de 20 dias da categoria petroleira, foi possível, através de intermediação do TST, abrir um canal de negociação com a Petrobras, para discutir as demissões na FAFEN Araucária e diversas outras questões, entre elas as violações do Acordo Coletivo que vinham sendo feitas pela gestão da estatal, através de imposições da tabela de turno 3 x 2, do fim do interstício total e da implantação de relógios de ponto nas áreas operacionais.
A FUP está negociando todas essas questões que afetam a categoria. Mas a categoria precisa fazer esse debate e enviar sugestões em relação à tabela de turno.
Diante disto, o Sindipetro Bahia anuncia aos trabalhadores da RLAM o seguinte calendário para a proposição e aprovação de uma nova tabela de turno:
1°) Até o dia 06/03, o Sindipetro BA receberá, através do e-mail secretaria@sindipetroba.org.br, as sugestões de tabelas de turnos de 8 horas que devem cumprir, dentre outros requisitos legais, observância ao interstício entre jornadas e ao repouso semanal remunerado.
2°) Até o dia 09/03, o jurídico do Sindipetro BA irá analisar e verificar se as tabelas estão conforme os requesitos legais exigidos.
3°) Nos dias 10 e 12/03, às 19h, o Sindipetro BA realizará reuniões, na sede do sindicato, para todas as 5 turmas participarem da escolha das melhores tabelas enviadas ao sindicato e validadas pelo setor jurídico.
4°) No dia 13/03, as tabelas escolhidas serão enviadas a FUP para serem protocoladas, junto com as propostas das outras refinarias, na gerência de GP da Petrobrás.
5°) Até o dia 14/03, a gerência de GP da Petrobrás deverá responder a FUP sobre as propostas de todas as tabelas de turno enviadas.
6°) Nos dias 17, 18 e 19/03, o Sindipetro BA realizará assembleias, na saída das turmas de turno, em frente à refinaria, em horários que possibilitem todas as 5 turmas participarem da aprovação definitiva da nova tabela de turno da RLAM.
Via Sindipetro Bahia