A reconstrução da Petrobrás, principalmente na Bahia, estado onde a estatal nasceu e também foi destruída durante o governo Bolsonaro, será um dos principais temas que serão abordados durante o XII Congresso dos Petroleiras e Petroleiras da Bahia, que vai acontecer nos dias 17 e 18 de junho, no Catussaba Resort Hotel (Alameda Praia de Guaritá, S/N – Itapuã).
As perspectivas do setor petróleo, a transição energética e o que fazer para somar esforços em prol da reconstrução social do Brasil, também estarão na ordem do dia durante o evento que reúne a categoria petroleira – trabalhadores da ativa da Petrobrás e das empresas privadas de petróleo, aposentados e pensionistas.
A diversidade e o combate às opressões no mundo do trabalho são assuntos que também serão debatidos pelos congressistas. Além dos direitos dos trabalhadores da categoria. Após os debates que vão acontecer em grupos, as reivindicações e propostas de lutas e campanhas serão tiradas e encaminhadas para o congresso da FUP, onde a pauta de reivindicações da categoria petroleira será escrita e direcionada à direção da Petrobrás.
Participam do Congresso associados e associadas ao Sindipetro como delegados (as). Os não associados podem participar como observadores, mas não terão direito à voto.
Programação do Congresso
Sábado, 17/06
Das 8h às 14h – Credenciamento dos Delegados e Delegadas.
8h- Apreciação e Aprovação do Regimento Interno do Congresso (Comissão de Organização do Congresso)
9h – Mesa de Abertura – Saudações aos Congressistas
9h20 – MESA 1 Análise de Conjuntura Tema: Reconstrução do Brasil, Setor Petróleo e a Transição Energética Sábado,
10h40- MESA 2 – Reconstrução da Petrobras e Perspectivas do Setor Petróleo na Bahia
14h – MESA 3 – Diversidade e Combate às Opressões no Mundo do Trabalho
16h – MESA 4 – Direitos dos Trabalhadores – Retrocessos e Avanços no Sistema Petrobras e Perspectivas para trabalhadores do setor privado de petróleo
18h – Encerramento do Primeiro dia do XII Congresso do Sindipetro Bahia.
Domingo, 18/06
9h – Debate e votação das teses em Grupos de Trabalho
Grupo 1 – Sindicalismo e Organização Sindical; Grupo 2 – Benefícios, Seguridade, Políticas Sociais, e Organização dos Aposentados e Pensionistas; Grupo 3 – Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Novas Tecnologias, Regimes e Condições de Trabalho; Grupo 4 – Organização do Setor Privado e dos Trabalhadores das Empresas Privadas de Petróleo; Grupo 5 – Pauta de Reivindicações do Sistema Petrobrás
14h – PLENÁRIA – Apresentação, Discussão e Aprovação das Teses remanescentes dos dias anteriores e Plano de Lutas.
15h30 – Eleições dos representantes da categoria a outros eventos até o XIII Congresso do Sindipetro-BA
16h – Encerramento do XII Congresso do Sindipetro Bahia. Fonte – imprensa Sindipetro Bahia
[Da imprensa do Sindipetro BA]