Reunião com a Petrobrás começa com atraso

Em atendimento à proposição da FUP, a Petrobrás aceitou prosseguir a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho …

Imprensa da FUP

Em atendimento à proposição da FUP, a Petrobrás aceitou prosseguir a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho nesta quarta-feira, 18. A reunião foi agendada para às 15h30, mas teve início por volta das 17 horas. Pressionada pelas mobilizações da categoria, que tem respaldado e fortalecido a FUP na mesa de negociação, a Gerência de RH da Petrobrás sinalizou ontem (17) com a possibilidade de apresentar propostas para algumas reivindicações dos trabalhadores, como punições, anistiados, Transpetro, terceirizados, readaptados, reajuste salarial, Plano Petros, Plano Petros-2, licença maternidade e benefício educacional.

O processo de negociação com a Petrobrás foi retomado segunda-feira, 16, conforme cobrado pela FUP e teve continuidade na terça, 17. A Federação reafirmou os principais pontos da pauta de reivindicações dos trabalhadores, ressaltando que a empresa tem plenas condições de avançar em questões essenciais, como saúde e segurança, terceirização, benefícios, efetivos, condições de trabalho, garantia no emprego, além do cancelamento das punições e as reivindicações econômicas.

A última contraproposta da Petrobrás foi rejeitada por unanimidade em várias bases da FUP e os trabalhadores estão em estado de greve e em assembléias permanentes, aguardando os resultados da negociação.

Mobilização surpresa no Terminal de Cabiúnas

Seguindo a orientação da FUP e do Sindipetro-NF de realização de mobilizações surpresa, os trabalhadores do Terminal da Transpetro em Cabiúnas (Macaé) estão em vigília desde a zero hora desta quarta-feira, 18. O indicativo surpresa foi decidido por ampla maioria dos trabalhadores em assembléias, que também aprovaram estado de greve. 

O objetivo da vigília é fortalecer a mobilização no terminal, com a permanência dos trabalhadores em suas respectivas áreas de atuação, elevando, assim, o contingente da unidade e contribuindo com a segurança durante o movimento. Os diretores do Sindipetro-NF  também estão em vigília na entrada de Cabiúnas.

Os trabalhadores denunciaram que já apareceu uma situação de pressão em cima dos trabalhadores novos, bolsistas, para operar as unidades que estão em fase de partida. Também foi detectado alto ppm de H2s ( gás altamente tóxico) no terminal. O Sindipetro-NF está apurando essas denúncias.

Operação padrão na Repar

Os trabalhadores da Repar, no Paraná, estão também realizando operações padrões nesta quarta-feira, 18, para pressionar a Petrobrás a avançar na negociação com a FUP, rumo ao atendimento das principais reivindicações da categoria.