Resgate aeromédico na Petrobrás, uma necessidade premente

alt
alt


Marluzio Ferreira Dantas é petroleiro e dirigente da FUP

O aumento do número e a dispersão das instalações da Petrobras, operando em regiões onde não há recursos de saúde suficientes. O crescimento das cidades, do trânsito, a precariedade da malha viária do país e as dificuldades do setor público de saúde, configuram uma situação onde a logística para atendimento de pacientes com necessidades de alta complexidade é de fundamental importância para a preservação da vida.

·      O transporte de pacientes por avião ou helicóptero é um recurso em crescente ampliação, suprindo necessidades diversas e oferecendo, quando bem empregado, alternativa bastante segura, beneficiando muitos pacientes.

·      As vítimas de traumas graves tem 80% de chance de evoluir óbito nos primeiros 45 minutos após o evento, desde que não tratadas neste intervalo. É sabido também que, quando submetidas ao tratamento imediato, essas vítimas apresentam uma mortalidade de apenas 20%. Valores semelhantes são encontrados no Brasil e na Europa, demonstrando a eficácia e necessidade de rápida instalação de cuidados imediatos e suporte avançado de vida às vítimas de traumas diversos.

·      O objetivo é diminuir o intervalo terapêutico para vítimas de trauma e urgências clínicas, possibilitando maiores chances de sobrevida, diminuição das sequelas, e garantir a continuidade do tratamento encaminhando os pacientes aos diferentes serviços de saúde de acordo com a complexidade de cada caso.

·      A Petrobras já enfrentou este desafio com sucesso quando implantou o resgate aeromédico na Bacia de Campos. Ainda hoje é um serviço considerado de excelência. Sua existência é marcada pela dedicação e competência dos profissionais de saúde que dele participam. O reconhecimento é visto pela confiança dos trabalhadores embarcados e mesmo por participações externas a convite como na visita do Papa ao Brasil em 1997 e na ajuda humanitária as enchentes da Região Serrana do Rio de Janeiro. A Empresa tem expertise no assunto, desenvolvida durante vinte e cinco anos que faz a diferença no atendimento de acidentados utilizando procedimentos de alta complexidade ainda durante o resgate. Não podemos abrir mão desta qualificação.

·                         Os novos desafios para a Petrobras estão aí e sendo vencidos, do “Esforço exploratório” à exploração do Pré Sal, o que significa plataformas do Oiapoque ao Chuí. De novas Refinarias ao aumento de produção em Urucu. A Petrobrastem a obrigação de assumir a responsabilidade de viabilizar resposta rápida e eficaz para o atendimento de acidentados na medida em que ela submete o trabalhador ao risco. Nada mais justo que, não sendo possível erradicá-los, seja fornecido amparo imediato em caso de infortúnio.

·         O aumento da cobertura de saúde é, portanto, mandatório. Necessitamos de respostas rápidas para tentar contrabalançar o perigo a que os trabalhadores estão submetidos. 

      RESGATE AEROMÉDICO JÁ !