Representante dos petroleiros propõe mudanças no SMS

Em sua primeira reunião no Conselho de Administração da Petrobrás, o representante dos trabalhadores, Deyvid Bacelar, pautou questões que estão na ordem do dia da categoria, como um novo modelo de gestão para o SMS, manutenção dos investimentos no Brasil e maior envolvimento dos trabalhadores nas decisões da empresa. O conselheiro eleito pela categoria passou também a integrar o Comitê de SMS, que discutirá no âmbito do CA políticas de gestão para área de saúde e segurança.

 

Maior autonomia para o SMS – Uma das propostas já apresentada por ele e que foi acolhida posivitamente pelos conselheiros e pelo presidente da Petrobrás é a criação de uma diretoria de SMS, para que o setor possa ter autonomia em relação a outras áreas da empresa. Há anos, a FUP e seus sindicatos denunciam que a política de segurança só existe no papel, pois na prática as normas internas e a legislação são atropeladas pelas gerências operacionais, que visam tão somente a produção.

Acidente no ES – Deyvid também cobrou a correção do relatório da Comissão que investigou o acidente na FPSO Cidade de São Mateus, causando a morte de nove trabalhadores, em feveireiro. Além de isentar a BW de qualquer responsabilidade, o relatório da Petrobrás ainda culpou as vítimas pelo ocorrido, alegando que descumpriram os procedimentos de segurança. Vários depoimentos de trabalhadores comprovaram que o vazamento de gás que causou a explosão na plataforma era recorrente e que a BW sabia disso e mesmo assim não tomou as devidas providências. O CA ficou de analisar a cobrança de Deyvid na próxima reunião.

Participação dos trabalhadores – Outra proposta que foi bem recebida pelo CA foi a ampliação do mandato do representante dos trabalhadores para dois anos, com possibilidade de uma única reeleição. No próximo pleito, já serão eleitos um titular e um suplente. Além disso, o Conselho ratificou a proposta anteriormente feita pela FUP, de levar as reuniões do CA para diferentes unidades da Petrobrás, de forma a aproximar os trabalhadores dos debates estratégicos sobre os rumos da companhia.

Veja o relato do conselheiro eleito sobre a íntegra da reunião, acessando www.deyvidbacelar.com.br

Fonte: Primeira Mão 1183