Replan aceita proposta dos trabalhadores para efetivo do PR/HI

Sindipetro Unificado de São Paulo

Após meses de negociação, a Replan finalmente aceitou a proposta apresentada em assembleias pelos trabalhadores para a composição do efetivo do HDT/HDS e das novas unidades, que devem entrar em funcionamento até o final deste ano. O acordo foi estabelecido na quinta-feira (05.08), durante reunião entre a gerência da refinaria e diretores da Regional Campinas do Unificado.

Ficou decidido que os setores HDT/HDS contarão com 75 operadores, mantendo

15 trabalhadores em cada um dos cinco grupos de turno. Já os novos setores, terão 48 operadores, oito funcionário por turno, considerando 20% a mais no efetivo total para suprir férias, treinamentos e afastamentos, entre outras necessidades.

O processo de treinamento, a fim de capacitar os trabalhadores na operação das unidades HDT/HDS, foi outra questão importante debatida nas assembleias e incluída na proposta. A intenção é que durante o período de capacitação, o número mínimo seja aumentado em mais um para possibilitar o treinamento constante e evitar, assim, que o trabalhador esteja, ao mesmo tempo, em treinamento e operando uma unidade, já que esta condição inviabiliza o processo.

A proposta determina ainda que seja considerada a mesma condição para treinamento dos operadores das novas unidades, ou seja, aumentar em mais um o número mínimo durante o cronograma de capacitação, para que o mesmo seja efetivo e se concretize na prática.

O acordo destaca ainda que o efetivo de turno, após o treinamento e a recomposição das vagas faltantes, deverá ser cumprido integralmente.

Nenhum operador poderá ser transferido para trabalhos administrativos de manutenção e acompanhamentos burocráticos das unidades sem que seja substituído por outro trabalhador, garantindo sempre o efetivo total do setor e também de cada grupo.

“Vamos cobrar essa sistemática da Replan e definir, junto aos trabalhadores, uma forma de acompanhar esses treinamentos e seus resultados”, afirmou o coordenador da Regional Campinas, Rogerio Santa Rosa.

 

Como ficou o acordo

HDT

– 3 operadores do painel e 4 operadores na área HDS’s

– 2 operadores no painel e 2 operadores na área mais 1 supervisor

 

Número mínimo total de 12 trabalhadores nessas unidades.

Considerando mais 20% no efetivo total, teremos o seguinte número: 12 x 5 grupos = 60 + 20%= 72 operadores.

Adição de mais 3 operadores no efetivo total, elevando para 75 o número de trabalhadores.

 

Novas Unidades

– 3 operadores nos painéis e 4 na área mais um supervisor, totalizando o número mínimo de 8 trabalhadores.

Considerando mais 20% no efetivo total, teremos o seguinte número: 8 x 5 grupos = 40+ 20% = 48 operadores