Repactuação do Plano Petros: aposentados têm reajuste automático

A campanha reivindicatória só está no começo, mas uma parcela significativa da categoria já garantiu…

Imprensa da FUP

A campanha reivindicatória só está no começo, mas uma parcela significativa da categoria já garantiu o reajuste da inflação acumulada no último ano. Os cerca de 37 mil aposentados e pensionistas que repactuaram o regulamento do Plano Petros receberam agora em setembro o IPCA do período (4,36%), que foi aplicado automaticamente sobre a parcela Petros de seus benefícios. Eles já haviam garantido em fevereiro a correção da parcela INSS, sem redução na parcela da Petros. Quem não repactuou está acumulando perdas desde 2006 e ainda terá que aguardar a conclusão das negociações do Acordo Coletivo para ter seu benefício corrigido.

O reajuste automático e a desvinculação das parcelas Petros e INSS, conquistadas na repactuação, garantiram maior segurança aos aposentados e pensionistas, que não dependem mais da conclusão da campanha reivindicatória e da assinatura do Acordo Coletivo para garantir a correção de seus benefícios. Essas e outras conquistas foram garantidas pela FUP e seus sindicatos no maior acordo da história da previdência complementar brasileira. O Acordo de Obrigações Recíprocas garantiu o saneamento financeiro e a solução de uma série de problemas do Plano Petros, através de aportes bilionários da Petrobrás e demais empresas patrocinadoras.

Reabertura da repactuação – uma das reivindicações da pauta que a FUP e seus sindicatos estão negociando com a Petrobrás e subsidiárias é a reabertura da repactuação do Plano Petros para estender essas conquistas aos participantes e assistidos que ficaram de fora do processo.