Relembre cinco grandes filmes brasileiros patrocinados pela Petrobrás

cinema movie film festival poster design background

Como principal indutora da cultura brasileira, a estatal financiou centenas de filmes, dentre eles alguns dos mais importantes da história do cinema nacional

[Por Marcelo Aguilar, da imprensa do Sindipetro Unificado SP]

No cinema ou em casa, quem assiste cinema brasileiro não esquece. A logo da Petrobrás costumava aparecer nas telas logo antes dos filmes começarem, pois a estatal tinha a cultura como prioridade, e contribuiu no financiamento de diversas peças brasileiras, várias delas que levaram a imagem do cinema brasileiro e da própria empresa mundo afora. Antes do golpe contra Dilma Rousseff em 2016, o investimento no setor era robusto, fazendo da estatal a maior promotora da cultura no Brasil. Selecionamos cinco grandes filmes para você assistir pela primeira vez ou ver de novo no aniversário de 70 anos da empresa.

Confira:

1- “Cidade de Deus” (2002)

Fernando Meirelles e Kátia Lund

Considerado um dos maiores filmes brasileiros de todos os tempos, o longa financiado pela Petrobrás teve sucesso mundial, mostrando de forma novedosa a crueldade da ausência de oportunidades nas favelas cariocas, que abrem espaço para o avanço do tráfico de drogas na comunidade.O filme foi indicado em quatro categorias para o prêmio Oscar em 2004.

2- O Que é Isso, Companheiro? (1997)

Bruno Barreto

O longa, baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, é sem dúvidas um dos melhores filmes sobre a ditadura civil-militar no Brasil. Narra o sequestro do embaixador americano por parte de guerrilheiros, com um grande elenco e com atuação brilhante de Fernanda Torres. O filme foi indicado ao Óscar de melhor filme estrangeiro em 1998.

3- Como nossos pais (2017)

Laís Bodanzky

O filme conta a história de Rosa, interpretada pela atriz Maria Ribeiro, que vive um momento em que sua vida amorosa, familiar e profissional é colocada em xeque. A personagem, por volta dos seus 40 anos, passa por uma transformação através de acontecimentos que fazem ruir as estruturas tradicionais que a rodeiam. O filme, que contou com recursos do Programa Petrobrás Cultural, venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de melhor direção e melhor atuação em 2018.

4- “Carandiru” (2003)

Héctor Babenco

O filme, inspirado pelo livro Estação Carandiru do médico Drauzio Varella, conta a história do massacre perpetrado pela Polícia Militar de São Paulo na penitenciária paulista, em 1992. Mas não só. Carandiru conta, através da relação estabelecida pelo médico (Dráuzio Varela), diversas histórias de vida, derrotas, sonhos e esperanças dentro do presídio. A história termina mal, como sabemos, mas vale muito a pena assistir essa grande obra do cinema nacional.

5- “O Som ao Redor” (2013)

Kléber Mendonça Filho

Grande filme do renomado cineasta pernambucano. A rotina de um bairro muda após a chegada de um grupo de segurança privada que mais parece uma milícia. Com um desenho sonoro impactante, o longa é uma potente metáfora das diferenças sociais e das misérias cotidianas da classe média, mas sobretudo da tensão e a paranoia gerada pelo medo usado como estratégia.